A esposa de Leandro, o Boneco do “BBB 26”, se pronunciou nas redes sociais após ele ser chamado de analfabeto de forma pejorativa por Edilson Capetinha, durante uma dinâmica no programa, na noite de segunda-feira (2).
Continua depois da publicidade
Dominique Santos disse que o marido passou por um processo de alfabetização tardia. Segundo ela, ele não foi alfabetizado na infância e teve uma adolescência marcada por problemas de vulnerabilidade social, tendo inclusive vivido em situação de rua.
— Eu sou uma pessoa que vem desde os 13 anos trabalhando com a alfabetização de jovens e adultos, que ajudou o Leandro no processo dele de alfabetização tardia para poder terminar um ensino médio, uma pessoa com dislexia, com descalculia. Me chama muita atenção ver um conterrâneo nosso se referir a alguém como analfabeto de uma maneira tão depreciativa, de uma maneira que só reforça estereótipos — começou a esposa.
Quem é Leandro do “BBB 26”
“Todo mundo pode ganhar o BBB”
A esposa ainda criticou a fala de Capetinha, que questionou como “um cara desse, analfabeto, vai ganhar ‘BBB’?”.
— A gente precisa refletir sobre nossas falas, estarmos abertos à mudança. A gente vive um país tão desigual. Eu acho que qualquer pessoa pode ganhar o “BBB”, inclusive uma pessoa analfabeta — pontuou.
Continua depois da publicidade
O que Capetinha disse?
Uma declaração feita pelo ex-jogador Edilson “Capetinha” durante o Sincerão, na segunda-feira, gerou forte repercussão nas redes sociais. Ao criticar o desempenho de Leandro, Edilson usou o termo “analfabeto” de forma pejorativa.
— Um cara desse, analfabeto, vai ganhar “BBB”? Vai ganhar que p***a de “BBB”? — questionou.
Mais tarde, Capetinha afirmou que quis dizer “analfabeto no jogo”, e não “na vida”. Na manhã desta terça (3), ele pediu desculpas a Leandro.
Veja a discussão
Equipes se pronunciam
Após as reações negativas do público, a equipe de Leandro se pronunciou. “Vale lembrar que ele é disléxico e isso não é motivo de vergonha, muito pelo contrário, só mostra o quanto ele lutou e luta pra estar onde está. E não é um discurso depreciativo, vindo de um conterrâneo, que vai invalidar a história do Boneco”, postou a equipe do brother.
Continua depois da publicidade
A equipe de Edilson também se pronunciou com uma carta aberta apoiando o jogador. “Entendemos que a palavra, isolada do contexto, ganhou outra proporção. (…) Diante disso, deixamos claro: como ADMs, escolhemos acreditar na justificativa dada por Edilson, porque conhecemos sua história, sua origem e seu caráter. Edilson jamais traria uma pauta com a intenção de desvalorizar alguém pelo nível de instrução, formação ou intelecto”, pontuou.






