O 14º Concurso do Espumante Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira de Enologia (ABE), reuniu 520 amostras de 102 vinícolas de seis estados e premiou 160 rótulos, sendo 15 com Medalha Grande Ouro e 145 com Medalha de Ouro. O anúncio foi feito durante evento que ocorreu no dia 26 de setembro.

Continua depois da publicidade

Entre os grandes destaques estiveram dois espumantes da Serra Catarinense, que conquistaram a Grande Medalha de Ouro: o Abreu Garcia Festividad Espumante Brut Branco 2022, produzido em Campo Belo do Sul, e o Quinta da Neve Espumante Nature Blanc de Blanc, de São Joaquim.

Santa Catarina encerrou a competição com 12 medalhas, atrás apenas do Rio Grande do Sul, que conquistou 146. São Paulo e Minas Gerais também foram premiados, com uma medalha cada.

15 Medalhas Grande Ouro 

A marca de 15 Medalhas Grande Ouro é inédita e supera as 13 entregues em 2023. Para conquistar a Grande Ouro, o espumante precisa receber nota acima de 94 pontos. Já os Ouro ficam entre 90 e 93 pontos.

Confira a lista

  • 1. Abreu Garcia Festividad Espumante Brut Branco 2022 – Abreu Garcia Vinhos e Vinhedos de Altitude (Campo Belo do Sul – SC)
  • 2. Berkano Espumante Extra-Brut 2023 – Berkano Premium Wines (Pinto Bandeira – RS)
  • 3. Marcus James Espumante Moscatel Rosé – Cooperativa Vinícola Aurora (Bento Gonçalves – RS)
  • 4. Garibaldi Espumante Moscatel Rosé – Cooperativa Vinícola Garibaldi (Garibaldi – RS)
  • 5. Garibaldi Floratta Espumante Rosé – Cooperativa Vinícola Garibaldi (Garibaldi – RS)
  • 6. NOVA Espumante Brut Branco 2023 – Nova Aliança Vinícola Cooperativa (Flores da Cunha – RS)
  • 7. Pizzato Espumante Branco Nature – Pizzato Vinhas e Vinhos (Bento Gonçalves – RS)
  • 8. Pizzato Espumante Brut Branco 2023 – Pizzato Vinhas e Vinhos (Bento Gonçalves – RS)
  • 9. Quinta da Neve Espumante Nature Blanc de Blanc – Quinta da Neve Vinhos Finos (São Joaquim – SC)
  • 10. Don Guerino Cuvée Espumante Extra-Brut Branco – Vinícola Don Guerino (Alto Feliz – RS)
  • 11. Valmarino Espumante Blanc de Noir Brut D.O. Altos de Pinto Bandeira 2021 – Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira – RS)
  • 12. Valmarino Espumante Blanc de Blanc Brut D.O. Altos de Pinto Bandeira 2021 – Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira – RS)
  • 13. Valmarino& Churchill Espumante Extra-Brut 2023 – Vinícola Valmarino (Pinto Bandeira – RS)
  • 14. Venz Espumante Brut Branco 2025 – Vinícola Venz (Flores da Cunha – RS)
  • 15. Parole Espumante Demi-Sec 2024 – Vitivinícola Don Affonso (Caxias do Sul – RS)

Continua depois da publicidade

Medalha de ouro

Entre os destaques da Serra que receberam a Medalha de Ouro estão o Villa Francioni Espumante Nature, da Villa Francioni, o Thera Auguri Espumante Extra Brut, da Vinícola Thera, e dois rótulos da Vinícola Pericó: Doradus Espumante Champenoise Nature Sur Lie 2012 e Vinte Vinte Espumante Champenoise Nature 2020.

Mudança no perfil de rótulos

Além de premiar os melhores, o concurso evidenciou uma mudança no perfil dos rótulos apresentados, com maior presença de espumantes brut elaborados pelo método tradicional, que concentra a fermentação na garrafa e valoriza o estilo artesanal e o terroir dos produtores.

O presidente da ABE, enólogo Mário Lucas Ieggli, destacou a relevância da premiação.

— É uma vitrine que mostra ao Brasil e ao mundo a evolução da qualidade e a diversidade dos nossos espumantes, fruto de muito trabalho, pesquisa e dedicação — afirmou.

Os resultados também revelaram a preferência crescente pelos estilos mais secos, pois dos 160 premiados, 124 foram brut e 36 moscatéis. A avaliação foi conduzida por 54 especialistas, entre enólogos, sommeliers e jornalistas, em degustações às cegas.

Continua depois da publicidade

Leia também

Conheça vinícolas na Serra catarinense que oferecem degustações e passeios