Na manhã da última quinta-feira (13), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) iniciou a Operação Packing List, cumprindo mandados de busca e apreensão em empresas suspeitas de sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
As investigações, conduzidas pela 1ª Promotoria de Justiça de Tijucas e pela 11ª Promotoria de Justiça de Itajaí, apontam que os grupos investigados transportavam e comercializavam mercadorias sem emitir as notas fiscais obrigatórias, reduzindo, assim, o pagamento de tributos estaduais.
Também existe indícios de que essas empresas ocultavam e dissimulavam bens e valores, caracterizando o crime de lavagem de dinheiro.
Em pelo menos duas ocasiões, veículos das empresas investigadas foram flagrados transportando mercadorias sem a documentação fiscal necessária. A repetição dessa prática sugere uma estratégia deliberada de sonegação fiscal, possivelmente institucionalizada nas empresas, visando aumentar os lucros de forma ilícita.
Continua depois da publicidade
O nome “Packing List” refere-se ao documento utilizado no transporte de mercadorias, que detalha os itens transportados, incluindo quantidades, pesos e volumes. Esse documento é fundamental para a organização e controle no processo logístico e tributário.
A investigação segue em sigilo, e novas informações serão divulgadas conforme o avanço das apurações e a liberação dos autos.
Leia mais
Polícia prende em Itajaí suspeito de executar casal em Curitiba a mando de facção
Assaltante de bancos foragido há meses é morto em confronto com a polícia em SC