Um esquema de venda ilegal de celulares pela internet foi desvendado pela Polícia Federal (PF) em Joinville, no Norte de Santa Catarina. Após investigação, três mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta quarta-feira (21), o que resultou no recolhimento de diversos aparelhos celulares e acessórios.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias do Norte de Santa Catarina pelo WhatsApp

Conforme a PF, os materiais eletrônicos eram anunciados na internet, por meio das redes sociais, e os compradores interessados agendavam dia e horário para irem à loja. O material tinha origem no contrabando, ou seja, eram inseridos no mercado produtos proibidos ou sem certificação dos órgãos competentes, que podem potencialmente trazer danos ao consumidor.

Uma resolução da Anatel estabelece que produtos para telecomunicações, importados e comercializados no mercado nacional, tais como aparelhos celulares e seus acessórios, devem passar por avaliação da conformidade e homologação prévias.

As apreensões foram realizadas em conjunto entre Polícia Federal e Receita Federal, esta última, está trabalhando para contabilizar o total de produtos apreendidos. 

Continua depois da publicidade

Os investigados responderão pelos crimes de contrabando e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a oito anos de reclusão.

Leia também

Travessa de Joinville poderá ganhar cobertura “conversível”

Polícia resgata quase 30 aves silvestres presas em cativeiro em SC

Joinville começa a divulgar lista de medicamentos em falta na saúde pública; veja como consultar

Destaques do NSC Total