Luzerna, no Meio-Oeste catarinense, é a cidade de Santa Catarina com a melhor qualidade de vida, segundo o Índice de Progresso Social (IPS) de 2025. Com nota 70,00 (em uma escala de 0 a 100), o município de cerca de 5,9 mil habitantes lidera o ranking estadual e também se destaca no cenário nacional, ocupando uma posição entre as melhores do país.
Continua depois da publicidade
O município também ocupa o 7º lugar do ranking nacional e é o único município de Santa Catarina a estar entre os 20 melhores do Brasil. Já no ranking de Estados, Santa Catarina ocupa a 3ª posição, com uma pontuação de 64,00.
Segundo o IPS, se destacam na cidade o acesso ao conhecimento básico, em especial o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do Ensino Fundamental.
Sobre o índice
O IPS avalia cidades em três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-Estar e Oportunidades, por meio de 57 indicadores que contemplam aspectos como educação, saúde, meio ambiente, moradia e inclusão social.
O estudo analisa o desempenho social e ambiental de territórios, desenvolvido pela organização Social Progress Imperative, que coordena a publicação anual do IPS Global para 170 países desde 2014.
Luzerna tem menos de 6 mil habitantes
Segundo o Censo 2022 do IBGE, Luzerna tem 5.794 habitantes. O município foi criado em 1995, desmembrado de Joaçaba. Localizado no Vale do Contestado, cidade conta com prédios históricos, como o Seminário São João Batista, ao lado da Igreja Matriz, que atualmente abriga o Centro de Eventos.
É na cidade que fica também o Museu Frei Miguel, idealizado e organizado pelo Frei Miguel Witte, OFM, nascido na Alemanha em 1885. O espaço foi inaugurado em 1971, quando Luzerna ainda era um distrito de Joaçaba.
Continua depois da publicidade
O museu conta com mais de 3 mil peças, incluindo um gigantesco gavião-real, uma onça-pintada, um lobo-guará em pé, um jabiru de asas abertas, uma grande coleção de insetos e um esqueleto humano.
Confira o ranking em SC
Segundo o IPS Brasil 2025, as cidades de Santa Catarina com melhor qualidade de vida são:
- Luzerna – 70,00
- Pomerode – 68,79
- Jaraguá do Sul – 68,35
- Florianópolis – 67,91
- Joinville – 67,70
- Blumenau – 67,49
- Serra Alta – 67,43
- Cocal do Sul – 67,37
- Peritiba – 67,12
- Joaçaba – 66,83
Veja fotos da cidade
O que visitar em Luzerna
Luzerna oferece opções de lazer que combinam natureza, cultura e história. Entre os principais atrativos está o Trapiche, um espaço ao ar livre cercado por áreas verdes e com bela vista para o Rio do Peixe, ideal para caminhadas e contato com a natureza em um cenário tranquilo no interior do Meio-Oeste catarinense. Próximo dali, turistas também podem conhecer a Cachoeira Linha Dois Irmãos.
Continua depois da publicidade
A história e a cultura locais marcam presença no Centro de Eventos São João Batista e no Museu Frei Miguel, que possui peças naturais e objetos coletados em diferentes estados, preservando a memória frei que batiza o nome do local. Além disso, a Paróquia São João Batista de Luzerna também ganha destaque entre moradores e visitantes, refletindo a tradição religiosa da comunidade.
O Agroflor Viveiro encanta amantes de plantas e flores com sua coleção de mudas e orquídeas, enquanto grupos culturais como o Coral Vozes Luzerna e associações tradicionais promovem eventos que revelam a riqueza cultural da região. Para completar, espaços como a Associação Tradicionalista Raízes do Sul e a Associação Cultural Germânica Heinrich Hacker destacam a diversidade de influências culturais presentes na comunidade.
Luzerna é a única cidade no ranking nacional
De acordo com o IPS Brasil 2025, os municípios com melhor qualidade de vida no país são:
- Gavião Peixoto (SP) – 73,26
- Gabriel Monteiro (SP) – 71,29
- Jundiaí (SP) – 70,70
- Águas de São Pedro (SP) – 70,51
- Cândido Rodrigues (SP) – 70,26
- Presidente Lucena (RS) – 70,07
- Luzerna (SC) – 70,00
- Pompéia (SP) – 69,99
- Nova Lima (MG) – 69,91
- Itupeva (SP) – 69,90
Continua depois da publicidade





