Quem se preocupa em levar uma vida saudável atualmente sabe que um dos pontos de atenção é evitar que o corpo fique inflamado, pois isso pode atrapalhar todo funcionamento do metabolismo.
Continua depois da publicidade
Para o epidemiologista e professor de medicina do Departamento de Nutrição da Universidade de Harvard, Frank Hu, um dos alimentos que mais tem impacto na inflamação do corpo é o pão branco, consumido popularmente no café da manhã dos brasileiros.
Médicos alertam: bebida está ligada ao câncer de intestino precoce
Continua depois da publicidade
Mas será que o pão é o único vilão da inflamação do seu corpo?
O corpo humano inflama por uma resposta natural do organismo. É uma forma de se defender diante de lesões, infecções e outros tipos de agressões ao corpo.
A inflamação acontece para combater agentes invasores (como vírus, bactérias ou fungos). Além disso repara tecidos danificados e restaura o equilíbrio do organismo.
Na maioria das vezes o nosso corpo inflama por uma infecção, lesão física ou exposição a toxinas ambientais. Doenças autoimunes, como a lúpus, e alergias também afetam nossos tecidos.
Continua depois da publicidade
E quando falamos de má alimentação, o pão branco é um dos grandes vilões. Principalmente por seu baixo teor de fibras e alto teor de carboidratos simples.
Além do pão branco, os alimentos ultraprocessados, açúcares, gorduras saturadas e trans, carnes processados e carboidratos refinados também causam forte impacto inflamatório.
Como combater a inflamação crônica
Para Frank Hu, além da dieta outros pontos merecem atenção na rotina. A inflamação também acontece pelo estilo de vida. Má alimentação, sedentarismo, estresse crônico, ansiedade, sono desregulado e obesidade também inflamam o corpo.
Continua depois da publicidade
É preciso também observar os sinais crônicos de inflamação, que muitas vezes podem ser bem sutis. Fadiga e fraqueza constantes, dores musculares e articulares, problemas gastrointestinais, dores de cabeça recorrentes, erupções na pele, infecções recorrentes e alterações no peso ou apetite.
7 chás purificantes para quem sente que o fígado está sobrecarregado