Uma nova estação hidrológica foi instalada na ponte sobre o Rio do Peixe, entre Joaçaba e Herval D’Oeste, no Meio-Oeste catarinense. O equipamento, inaugurado no último domingo (5), integra o projeto da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC) que prevê a ampliação da rede de monitoramento com 130 novas unidades até o fim de 2025.
Continua depois da publicidade
A estação permitirá acompanhar, com atualizações a cada 15 segundos, informações sobre nível do rio, volume de chuva, temperatura, umidade, pressão atmosférica, direção e velocidade do vento. Os dados serão transmitidos via satélite e ficarão disponíveis para consulta pública no sistema da Defesa Civil.
O coordenador regional da Defesa Civil em Joaçaba, David Azevedo de Souza, destacou a relevância da tecnologia.
— Estas estações são importantes para que a Defesa Civil tenha mais condições de atender a população antecipando as situações de crise causadas por eventos climáticos extremos. É um investimento na segurança e na qualidade de vida da nossa população — afirmou.
Além dos sensores, a estrutura conta com câmeras de vigilância, réguas para medição do rio, painéis solares e sistemas de alarme, garantindo operação contínua mesmo em situações adversas.
Continua depois da publicidade
Para a coordenadora da Defesa Civil de Joaçaba, Luci Heberle, a iniciativa fortalece a prevenção regional.
— Essa estação vai contribuir muito para o monitoramento local e regional, permitindo que tenhamos informações precisas e atualizadas, fundamentais para a tomada de decisão em situações de risco — avaliou.
Expansão da rede estadual
O investimento total no projeto é de aproximadamente R$ 9 milhões. Além de Joaçaba e Herval D’Oeste, Capinzal já recebeu uma nova estação hidrológica.
Outras três cidades contam agora com unidades meteorológicas, que monitoram chuvas, ventos e temperaturas. O objetivo é que nos próximos meses, mais municípios catarinenses sejam contemplados.
Continua depois da publicidade
Leia também
Aeroporto de Videira terá investimento milionário para modernização
Lages recebe evento inédito sobre prevenção e controle do câncer
