A expansão do estacionamento rotativo de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, contará com um aumento de 2,1 mil vagas. A prefeitura realiza a expansão mesmo após um pedido de suspensão feito pelo Ministério Público do Estado (MPSC). A segunda etapa da implantação do sistema inicia nesta segunda-feira (17).
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo a administração municipal, a cidade que possui mais de 230 mil habitantes, e conta com uma frota de aproximadamente 162 mil veículos. A expansão será distribuída em 47 ruas e avenidas nos bairros Pio Corrêa, Comerciário e Centro. Das vagas disponibilizadas, 1,8 mil são tarifadas e as outras 300 destinadas gratuitamente a idosos, pessoas com deficiência e motocicletas.
Decisão tomada após recomendação de suspensão do MPSC
Na última quinta-feira (13), o MPSC emitiu uma nota recomendando a suspensão desta ampliação, aguardando a realização de uma audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores, marcada para o dia 27 de março.
“A recomendação, fundamentada em um inquérito civil instaurado pela Promotoria, foi emitida após o órgão receber notícias de possíveis irregularidades nos procedimentos de implantação e expansão do estacionamento rotativo. Segundo o MPSC, a decisão do Executivo municipal deve respeitar os princípios de transparência e participação popular, conforme previsto na Constituição Federal, na Constituição de Santa Catarina e na Lei n. 14.133/2021”, diz a nota.
Continua depois da publicidade
O MP ainda ressaltou que, segundo a câmara, a primeira audiência pública realizada sobre o tema teve baixa participação da população, tornando necessária uma nova discussão. A recomendação também enfatizou que a expansão do estacionamento rotativo deve levar em consideração a organização do trânsito e vagas, além de pareceres técnicos do órgão municipal de trânsito.
Em nota emitida pela administração municipal de Criciúma, o prefeito Vagner Espíndola destacou que essa decisão de ampliar o estacionamento rotativo é uma medida essencial para a organização do trânsito na cidade.
“Garantimos maior rotatividade das vagas, beneficiando motoristas, comerciantes e a população. Evitar que veículos permaneçam estacionados por longos períodos é essencial para garantir que mais motoristas tenham acesso às vagas. Essa é uma ação que promove a democratização da vaga e favorece todos os cidadãos”, completa o prefeito.
Como funciona o rotativo
O sistema funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h, com tarifa de R$ 2,50 por hora e possibilidade de pagamento proporcional. O valor pode ser pago por aplicativo, parquímetro ou pontos credenciados.
Continua depois da publicidade
Segundo a Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT), o motorista pode escolher o tempo que deseja utilizar a vaga. O pagamento é feito em intervalos de 15 minutos, ou seja, é possível pagar por 15, 30, 45 minutos, 1 hora e assim por diante. Caso seja necessário mais tempo, podem ser adicionados minutos extras, sem comprar uma nova hora inteira. Os valores arrecadados são destinados à sinalização viária e ao subsídio do transporte público.
O estacionamento é dividido ainda entre Zona Azul e Zona Verde, que são categorias que definem o tempo máximo de permanência permitido por vaga. A Zona Azul permite uma permanência do veículo por até duas horas, já a Verde permite até cinco horas.
Além disso, veículos estacionados em frente às escolas têm direito a 15 minutos de parada sem cobrança em algumas ruas específicas. O benefício foi acordado com as unidades do centro da cidade, considerando a necessidade dos alunos e das famílias. Se um veículo ultrapassar os 15 minutos gratuitos sem ativar o estacionamento, estará sujeito à cobrança, tendo até 5 minutos para realizar o pagamento ao estacionar.
Confira abaixo as ruas contempladas
Centro
- Rua Desembargador Pedro Silva;
- Rua Joaquim Nabuco;
- Rua Padre Cícero;
- Rua José Ferreira Laz;
- Rua Borba Gato;
- Rua José Bonifácio;
- Rua Gonçalves Ledo;
- Avenida Victor Meireles;
- Rua Dom Pedro II;
- Rua Dom Pedro I;
- Rua Celestina Zilli Rovaris;
- Rua Melvin Jones;
- Rua Giacomo Sônego;
- Rua Athílio Bristot;
- Rua Palamede Milioli;
- Rua Agrimensor Cassimiro Milliolo;
- Travessa Germano Magrin;
- Rua Osvaldo Aranha;
- Rua Urussanga;
- Rua Dom Jaime de Barros Câmara;
- Rua José do Patrocínio;
- Rua Fernão Dias;
- Rua Ari Barroso;
- Rua Sete de Setembro;
- Rua Monteiro Lobato;
- Avenida Centenário – Sentido Içara;
- Avenida Centenário – Sentido Forquilhinha.
Continua depois da publicidade
Bairro Pio Corrêa
- Rua São Marcelino Champagnat;
- Rua Guerra Junqueira;
- Rua Vidal Ramos;
- Rua Coelho Neto;
- Rua José Gaidzonski;
- Rua Mário de Andrade;
- Rua Gonçalves Dias;
- Rua Arlindo Guidi;
- Avenida Humberto de Campos;
- Rua Ézio Lima.
Bairro Comerciário
- Rua Cecília Darós Casagrande;
- Rua Treze de Maio;
- Rua Bulcão Viana;
- Rua Leoni Perassoli;
- Rua Dr. Henrique Chenaud;
- Rua Artur Souza;
- Rua Constante Casagrande;
- Rua Pedro Rodrigues Lopes.
Leia mais
Mulher de 31 anos morre em capotamento na SC-135, no Meio-Oeste de SC
Motorista morre após caminhão cair em ribanceira às margens de rodovia no Oeste de SC