O pré-candidato à presidência da Colômbia, Miguel Uribe Turbay, baleado com dois tiros na cabeça durante um evento no sábado (7), está em estado “extremamente grave”, segundo um boletim médico divulgado pela Fundação Santa Fé de Bogotá nesta segunda-feira (8). De acordo com o comunicado, ele vem apresentando “pouca resposta” ao tratamento. As informações são do O Globo.

Continua depois da publicidade

Divulgado às 8h45min, o comunicado dizia que “o paciente Miguel Uribe Turbay permanece em estado crítico e apresentou pouca resposta às intervenções e ao tratamento médico realizados” e que, pelo estado de saúde, “o prognóstico permanece reservado”.

A esposa de Uribe, María Claudia Tarazona, pediu orações pelo político e disse que o marido “precisa de um milagre”.

“Peço, de todo o coração, que não pare de rezar. Miguel precisa de um milagre”, escreveu em uma rede social.

O atentado

O pré-candidato foi alvo de um atentado em que foi atingido pelos tiros na cabeça e outro no joelho. Ele estava discursando quando foi baleado. O responsável pelos disparos seria um adolescente de 14 anos, que foi apreendido, mas o mandante do crime ainda está sendo procurado, segundo as autoridades.

Continua depois da publicidade

Além disso, o governo da Colômbia também está oferecendo recompensa de aproximadamente US$ 730 mil por informações sobre o mandante. O órgão condenou o ataque classificando como “um atentado não apenas à integridade pessoal do senador, mas também à democracia, à liberdade de pensamento e ao exercício legítimo da política na Colômbia”.

Leia também

Vídeo mostra ataque a tiros contra pré-candidato à presidência da Colômbia Miguel Uribe