Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que o senador Miguel Uribe, pré-candidato à presidência da Colômbia, foi baleado durante um evento neste sábado (7). Uma das gravações revela que o responsável pelo ataque a tiros chegou por trás do parlamentar, ergueu a arma e fez disparos, provocando pânico em quem acompanhava o comício no bairro Fontinbón, em Bogotá.
Continua depois da publicidade
Uribe foi atingido por dois tiros, um na cabeça e outro na perna. Ele passou por cirurgia e estava em estado crítico neste domingo (8), segundo o g1. “Miguel está lutando por sua vida neste momento”, escreveu a esposa do senador, María Claudia Tarazona, na conta dele na rede social X. A Procuradoria-Geral, responsável pela investigação, informou que outras duas pessoas ficaram feridas.
Um adolescente de 15 anos é apontado como responsável pelos disparos. Ele foi apreendido logo após o ataque, mas ainda não se sabe a motivação do crime. O atual presidente da Colombia Gustavo Petro, cujo Uribe faz oposição, ordenou investigações. Em um post no X, o governo colombiano disse que o ataque atinge também a democracia e a liberdade de pensamento no país.
Integrante do partido Centro Democrático, Uribe é um dos favoritos na corrida eleitoral colombiana.
Assista ao vídeo do momento do ataque
🚨 MOMENTO DA CAPTURA DA "CRIANÇA" QUE ATENTOU CONTRA A VIDA DO CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA COLOMBIA, MIGUEL URIBE. pic.twitter.com/bqBCy8CHuT
— Vox Liberdade (@VoxLiberdade) June 8, 2025Continua depois da publicidade