O governo do Estado quer sugestões sobre a operação das barragens no Alto Vale do Itajaí. A consulta pública foi aberta nesta segunda-feira (7), pela internet. Cidadãos comuns, sem conhecimento técnico, e também especialistas na área podem ler o atual manual de operação das três estruturas e dar contribuições até 8 de novembro. Serão, ao todo, 30 dias para participação popular.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região pelo nosso canal no WhatsApp
A decisão de ouvir a comunidade ocorre um ano após a região sofrer uma série de enchentes e a abertura e o fechamento das comportas entrar no centro de um polêmica, com críticas a forma como a Defesa Civil de SC conduziu a situação. À época, o prefeito de Taió, Alexandre Purnhagen, disse que as comportas da barragem na cidade não eram abertas para a água não descer para Blumenau.
O vídeo com essa fala viralizou na internet e o governador Jorginho Mello (PL) se apressou em informar que havia autorizado a abertura das comportas da barragem de Taió, para tranquilizar os moradores.
Manual atualizado e aberto a sugestões
O manual de operação das barragens de Taió, Ituporanga e José Boiteux passou por atualização recentemente e começou a prever novos cenários, como o que fazer quando as estruturas estiverem prestes a verter — o que ocorreu com as três no ano passado. O documento também considera agora o impacto de comportas que não podem ser operadas, a exemplo de José Boiteux e Ituporanga.
Continua depois da publicidade
O arquivo está disponível neste link para conhecimento da comunidade. Ali também há um formulário para quem desejar dar contribuições de como aprimorar a operação das barragens.
— A consulta pública é uma forma de trazer mais transparência e aprimorar as ações da Defesa Civil, ouvindo tanto os especialistas quanto os cidadãos. Estamos abertos a todas as contribuições, pois acreditamos que esse diálogo vai fortalecer ainda mais a gestão de riscos em nosso estado — diz o Secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza.
Segundo o governo do Estado, todas as contribuições recebidas serão analisadas pelos técnicos da Defesa Civil, e, se pertinentes, incorporar as mudanças ao manual.
Leia mais
SC admite falhas graves na barragem de Ituporanga e cita “situação crítica”
O primeiro e milionário passo para construir a 4ª barragem contra enchentes do Vale do Itajaí