A cantora gospel Amanda Wanessa, de 38 anos, vive em coma vigil desde que sofreu um grave acidente de carro, em 2021, em Rio Formoso, em Pernambuco. Ela é alimentada por sonda e acompanhada por uma equipe de profissionais de saúde, segundo a família. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

O “coma vigil” também é conhecido como estado vegetativo. Nessa condição neurológica, a pessoa parece estar acordada (abre os olhos e tem ciclos de sono-vigília), mas não demonstra sinais de consciência, ou seja, não há resposta a estímulos externos, como seguir um objeto com os olhos ou responder a vozes. É diferente do coma, no qual o paciente permanece inconsciente.

Após o acidente, em 2021, Amanda foi levada em estado grave para um hospital em Recife, onde permaneceu internada por 642 dias. Depois que teve sinais de melhora, como respirar sem aparelhos, abrir os olhos e mover o pescoço, familiares chegaram a descrever a recuperação como “um milagre”.

Atualmente, Amanda é alimentada por sonda e acompanhada por uma equipe multidisciplinar, com médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais. As terapias são realizadas quase diariamente para evitar complicações e preservar o bem-estar físico da cantora.

Veja fotos de Amanda Wanessa

Entenda a polêmica familiar

Recentemente, o marido da cantora, o músico Dobson Santos, se envolveu em uma discussão com o sogro, José Odilon da Silva Filho, no hospital onde a cantora está passando por cuidados. A relação vem se deteriorando desde 2023, quando os pais e a irmã de Amanda entraram com uma ação judicial contra Dobson, que corre em segredo de Justiça.

Continua depois da publicidade

A família da cantora acusa o marido de impedir visitas e de tê-los expulsado do apartamento onde Amanda vivia com ele e a filha. Segundo eles, Dobson teria enviado um e-mail ao síndico do condomínio proibindo a entrada dos familiares. O músico nega a acusação e afirma que as visitas podem ocorrer mediante agendamento.

Em novembro de 2023, uma decisão garantiu aos pais e à irmã o direito de visitar Amanda quatro dias por semana. No entanto, segundo Danyele Mendes, irmã da cantora, eles chegaram a esperar mais de sete horas na porta da residência sem conseguir entrar. Dobson alegou não ter sido intimado da decisão, o que foi contestado pela advogada da família.

Relembre o acidente

No dia 4 de janeiro de 2021, Amanda dirigia o carro que se envolveu em um acidente com um caminhão. No veículo estavam também o pai, que não se feriu; a filha, então com 6 anos, que passou por uma cirurgia no ombro; e a cantora Juciara Pimentel, amiga da artista, que também teve ferimentos leves.

A perícia da Polícia Civil concluiu que Amanda dirigia a 130 km/h no momento da colisão e que ela foi responsável pelo acidente. O Ministério Público de Pernambuco arquivou o inquérito, e o Tribunal de Justiça do Estado reconheceu a culpa exclusiva da vítima.

Continua depois da publicidade

Leia também

Entenda por que MC Livinho saiu da Dança dos Famosos dias antes do início do programa