As pré-matrículas para o ano letivo de 2024 na rede estadual de educação de Santa Catarina estão abertas desde essa segunda-feira (27). Essa primeira etapa deve ser realizada exclusivamente no site Matrícula Online até a próxima quarta-feira (29). O responsável pelo aluno irá registrar seus dados e escolher uma das unidades escolares com vagas disponíveis através da plataforma.

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Caso o responsável não possua as ferramentas eletrônicas para realização da pré-matrícula, o cadastro pode ser feito diretamente na unidade escolar, também nos dias 27 a 29 de novembro, até as 17h. No dia 1º de dezembro, será realizado o sorteio de seleção e divulgado os resultados.

Após essa etapa, nos dias 4 e 6 de dezembro, os responsáveis devem confirmar a matrícula presencialmente na escola onde o aluno foi aprovado. Devem ser levados todos os documentos do estudante e o número de protocolo emitido na etapa de pré-matrícula, para garantir a vaga na unidade.

Matrículas na educação básica estão em crescimento em SC

Do ano de 2010 até 2022, as matrículas na rede de educação básica de Santa Catarina aumentaram em 9,82%. No último ano, 1.692.795 alunos foram matriculados. Os dados são dos Indicadores Educacionais de Santa Catarina, que compila os dados disponibilizados pelo INEP e IBGE sobre o Estado em um único documento.

Continua depois da publicidade

Os indicadores também demonstraram que no último ano, Santa Catarina teve uma taxa de abandono no Ensino Médio de 5% e uma taxa de reprovação de 11,8%. Veja:

(Foto: Divulgação, Indicadores Educacionais de Santa Catarina)

Com relação ao Ensino Fundamental, as taxas de aprovação, reprovação e abandono foram separadas por ano escolar. Confira:

(Foto: Divulgação, Indicadores Educacionais de Santa Catarina)

Veja quais documentos levar no dia da matrícula

  • Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento do estudante;
  • Cópia da Carteira de Identidade do estudante;
  • Cópia do CPF do estudante;
  • Cópia do CPF do responsável;
  • Cópia do comprovante de residência no nome do pai, mãe ou responsável (Água, Luz, Condomínio, Telefone, Contrato de locação);
  • Comprovante de vacinação;
  • Ficha de Matrícula Assinada (formulário do site: matriculaonline.sed.sc.gov.br);
  • Atestado de frequência e/ou boletim atual;
  • Histórico escolar original e cópia (pode ser apresentado até 30 dias após o início do ano letivo).

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Santa Catarina tem aumento de 13,8% nas inscrições do Enem 2023

Concurso público unificado inspirado no Enem é avaliado pelo governo federal

Destaques do NSC Total