nsc
dc

Hidrometeorologia

Estiagem: Alerta para nível crítico de abastecimento em algumas cidades de SC 

Recomendação é economizar água pois há previsão de pouca chuva

20/04/2020 - 05h00

Compartilhe

Darci
Por Darci Debona
SC tem cidades com situação crítica no abastecimento de água
Boletim hidrometeorológico mostra que situação da estiagem é preocupante em SC
(Foto: )

Pelo menos quatro cidades estão em nível crítico de abastecimento, de acordo com o boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado de Santa Catarina. Além de São Joaquim, que já estava com problemas de captação, os municípios de Papanduva, Paulo Lopes e Rio do Oeste entraram em situação crítica.

Isso quer dizer que os mananciais utilizados para abastecimento dessas cidades estão afetados significativamente e as ações e intervenções de infraestrutura hídrica não estão sendo suficientes para minimizar os efeitos da estiagem.

Desde o ano passado vem chovendo abaixo do esperado em Santa Catarina. O hidrologista do Ciram/Epagri, Guilherme Miranda, calcula que, em um ano, choveu 500 milímetros a menos, o que dá 13 do total previsto, que era de 1,5 mil milímetros em 12 meses.

Em março choveu apenas 25% do previsto no Oeste, que foi cerca de 37 milímetros. Em abril a situação da chuva melhorou na região Oeste, chegando a 80 milímetros, mas continua com pouca chuva em outras regiões.

Estiagem continua em Santa Catarina
Abril teve boa chuva no Oeste mas fraca na maioria das regiões
(Foto: )

A Casan está preocupada com a situação da Serra e Norte/Vale do Itajaí. A Lagoa do Peri, em Florianópolis, também está sendo monitorada.

A orientação é para que a população economize água pois a previsão é de pouca chuva.

O boletim Hidrometeorológico passou a ser elaborado quinzenalmente pela Defesa Civil de Santa Catarina, em conjunto com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina e Agência Intermunicipal de Saneamento.

O objetivo é orientar ações para minimizar os efeitos da estiagem.

Em site especial saiba tudo sobre o coronavírus

Colunistas