nsc
    dc

    20 dias sem chuva

    Estiagem já deixa dez cidades em alerta, no Oeste 

    Águas Frias já recebe água em caminhões-pipa

    17/03/2020 - 10h12

    Compartilhe

    Darci
    Por Darci Debona
    Dez municípios do Oeste estão em alerta, segundo a Casan
    Barragem do rio Bicudo, em Campo Erê, já não estão transbordando
    (Foto: )

    A falta de chuva que já completa 20 dias em algumas cidades já comprometeu o abastecimento em Águas Frias, que está recebendo água de Nova Erechim, em caminhões-pipa, e deixou outras nove em estado de alerta.

    Na manhã desta terça-feira a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan, emitiu um alerta sobe o abastecimento em dez cidades do Oeste. Foi solicitado que os moradores economizem ao máximo o consumo de água nos municípios de Águas Frias, Anchieta, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Iporã do Oeste, Jaborá, Palma Sola, São Lourenço do Oeste, São Miguel do Oeste e Seara.

    - Estamos realizando inúmeras manobras operacionais e aumentando a vazão onde é possível, mas somente com a colaboração dos moradores dessas dez cidades será possível ultrapassar este período de estiagem com transtornos reduzidos – disse o superintendente regional da Casan no Oeste, Daniel Scharf.

    Em São Miguel do Oeste já são realizadas manobras de registro durante a madrugada para garantir o abastecimento, segundo o gerente local, Edenílson Mello.

    - Por enquanto estamos fazendo essas manobras. O rio Cambuim eu só faço a captação em alguns períodos para que ele não seque. Usamos também o poço do Aquífero Guarani e a captação do rio das Flores está boa. Se não chover nesta semana pode faltar água em alguns períodos do dia – disse Mello.

    Em Seara o Rio Caçador está com baixa vazão e o poço profundo, do Aquífero Guarani, também está no limite.

    Em Dionísio Cerqueira o Rio Toldo teve uma redução de 30% na vazão e o tratamento de água foi reduzido em 10%.

    - Nosso rio é curto e perde o nível muito rápido. Estamos com 70 centímetros na barragem e ela não está mais transbordando. Por enquanto não falta de água mas, se não chover nos próximos dias, há risco de racionamento – disse o chefe da agência da Casan em Dionísio Cerqueira.

    Outras cidades como Concórdia, São João do Oeste, Riqueza e também Seara, estão transportando água para o interior.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas