Os estragos registrados na tarde de quinta-feira (13) em Itá, no Oeste de Santa Catarina, foram causados por um tornado, informou a Defesa Civil. O fenômeno que atingiu ventos de 120km/h destelhou casas, derrubou árvores e postes de energia e deixou pessoas desalojadas. Ninguém ficou ferido. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Segundo a prefeitura, 13 ocorrências foram registradas. Duas residências ficaram destelhadas com a força do vento, árvores caíram em cima de casas e veículos, e um telhado foi arrancado por completo. Além disso, postes de energia elétrica caíram em via pública e deixaram parte das moradias sem luz. Pelo menos 10 famílias precisaram de lona para cobrir a residência após o temporal. 

O tornado passou pela região Oeste do Estado por volta das 16h30 e atingiu
também municípios do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, segundo Murilo Fretta, meteorologista chefe da Coordenadaria de Monitoramento e Alerta do órgão, a cidade mais afetada foi Itá, onde o fenômeno se formou. 

Dados de ocorrências e estragos causados pelo tornado na cidade estão sendo computados pela Defesa Civil e devem ser divulgados no fim desta sexta-feira (14). Conforme o que contaram os moradores das localidades atingidas à NSC Tv, a destruição aconteceu em menos de 10 minutos e as telhas chegaram a voar quase 60 metros com a força do vento. 

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos estragos

Chuvas em SC durante a semana

Santa Catarina é atingida pelas fortes chuvas desde segunda-feira (10). Ao menos 11 cidades chegaram a decretar situação de emergência no decorrer da semana, todas localizadas entre o Meio-Oeste e Oeste catarinense, regiões mais atingidas. 

De acordo com a Epagri/Ciram, mais de 200 milímetros de chuva foram registrados em cidades do Oeste. Em Novo Horizonte, por exemplo, 320 milímetros acumularam nos últimos cinco dias, sendo mais da metade deles registrados em 48h, entre o domingo (9) e terça-feira (11).

Os menores volumes de chuva foram registrados no Planalto Norte e Litoral. No Litoral Norte, região menos atingida pela chuva do período, os totais não passaram de 50mm.

Leia também

Chuvas em SC deixam cidades em emergência e sob risco de enchente

Município de SC tem R$ 200 mil em prejuízo após chuva

Vídeo mostra cachoeira impressionante formada pela chuva em serra de SC

Destaques do NSC Total