A Prefeitura de Florianópolis anunciou a conclusão da estrutura de concreto do primeiro segmento da nova ponte da Lagoa da Conceição. Este trecho inicial abrange do primeiro ao quarto pilar (P1-P4), correspondendo aos primeiros 100 metros da travessia no sentido Centrinho – Avenida das Rendeiras. A obra está sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.

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Detalhes da estrutura concluída

Com a finalização desta etapa, as duas futuras pistas de rolamento estão prontas nesse segmento inicial. Além disso, as abas destinadas às pistas de passeio e ciclovia foram concluídas. As próximas fases incluirão a instalação de barreiras entre a pista e o passeio, bem como entre a pista e a ciclovia, além da colocação de guarda-corpos para garantir a segurança dos usuários.

Aviso à população sobre ruídos temporários

A Secretária de Infraestrutura e Manutenção da Cidade de Florianópolis alerta a população sobre possíveis ruídos nos próximos meses, já que, em janeiro e fevereiro, será realizada retirada de estruturas (desforma) que vão gerar barulhos e estrondos. Porém, trata-se de um procedimento normal, e não há motivos para preocupações. 

Progresso desde o Início das Obras

Desde o início das obras, em abril de 2023, foram concluídas diversas etapas fundamentais:

  • Construção dos aterros em rocha para as cabeceiras da ponte, tanto no lado do Centrinho quanto próximo à Avenida das Rendeiras.
  • Realização dos estaqueamentos de madeira para escoramento da estrutura da plataforma equivalente à futura pista.
  • Execução dos estaqueamentos metálicos das fundações dos blocos/pilares de sustentação.
  • Construção dos nove blocos/pilares de sustentação.
  • Concretagem das pistas do segundo segmento (trecho entre o quarto e o sétimo pilares, P4-P7).

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Benefícios ambientais e estruturais da nova ponte

A construção da nova ponte tem como objetivo melhorar a oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche, contribuindo para a renovação ambiental da área. Além disso, a nova estrutura promete embelezar ainda mais a região com um projeto arquitetônico moderno, que inclui a revitalização do entorno e a melhoria na passagem de embarcações.

A nova ponte terá uma altura livre de seis metros entre a lâmina d’água e a estrutura, três vezes maior que a atual, que possui 1,80 metros na maré alta. O vão livre para a passagem de embarcações será ampliado de nove para 30 metros, facilitando a navegação na região.

Com 214 metros de extensão e 17 metros de largura, a ponte contará com duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, dois passeios laterais de 2,5 metros e uma ciclovia bidirecional de 2,80 metros, atendendo às necessidades de pedestres e ciclistas. A geometria da ponte permitirá a conexão da ciclovia das Rendeiras com a ciclovia e a ciclofaixa que ligará o Terminal da Lagoa (Tilag), promovendo a integração de diferentes modais de transporte e garantindo acessibilidade.

Investimento e reconhecimento

O investimento total na nova ponte da Lagoa da Conceição é de aproximadamente R$ 53 milhões, com recursos provenientes do Governo do Estado e da Prefeitura de Florianópolis. Em agosto de 2024, o projeto recebeu o prêmio na categoria Melhores e Maiores Obras 2024 durante a Semana Nacional de Engenharia, promovida pelo Instituto da Engenharia e pela ConVisão CNC – Centro de Notícias da Construção. 

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