O Colégio Unificado realizou a Jornada de Empreendedorismo e Inovação com os alunos do segundo ano do Ensino Médio. Para encerrar o projeto, a instituição promoveu um Pitch Day, nos dias 20, 22 e 23 de outubro em Balneário Camboriú. O evento reuniu as unidades de Balneário Camboriú, Itajaí e Itapema, e destacou a capacidade dos alunos para transformar ideias em soluções práticas, desenvolvidas a partir dos itinerários formativos de Empreendedorismo, Cultura Digital e Projeto de Vida.

Continua depois da publicidade

Durante as apresentações, os estudantes tiveram até cinco minutos para fazer a apresentação, ou Pitch, e mais cinco para perguntas e comentários da banca avaliadora. Os projetos foram julgados com base em critérios como inovação, viabilidade de mercado, impacto social e qualidade da apresentação. A Jornada contou com o apoio de parceiros, entre eles o Supermercado Ronchi e a RR Uniformes, que incentivaram o espírito empreendedor e a inovação dos estudantes.

A premiação foi realizada ao término das apresentações de cada dia. Os grupos classificados receberam troféus, medalhas, créditos em disciplinas e, no caso do primeiro lugar, um prêmio de mil reais. 

Criatividade e propósito marcam o Pitch Day em Balneário Camboriú

A abertura do Pitch Day aconteceu no dia 20 de outubro, no auditório do Colégio Unificado School, em Balneário Camboriú. Entre os avaliadores dos estudantes, estiveram profissionais como Héderson Cassimiro, sócio da HiGestor e Onexo; Sandro Marques, especialista em marketing digital e vice-presidente da ACIBALC; Mauro Santos, procurador da Fazenda Nacional e investidor anjo; e Marcel Pires, produtor cultural e coordenador de comunicação do Speedway Music Park.

Os alunos apresentaram propostas criativas e alinhadas às demandas contemporâneas. Quem levou o primeiro lugar foi o grupo que desenvolveu o  Snack Box, uma startup que oferece kits de lanches saudáveis, personalizados e acessíveis por assinatura, com foco em praticidade e nutrição.

Continua depois da publicidade

O segundo lugar ficou para o projeto O Livro de Thoth, um jogo educativo que utiliza mitologia e gamificação para tornar o estudo mais divertido. Em terceiro, o projeto Trampay, uma plataforma digital voltada à conexão de jovens com oportunidades de trabalho e freelancers.

Criatividade e propósito marcaram o Pitch Day em Balneário Camboriú, com ideias inovadoras e sustentáveis. (Divulgação/Colégio Unificado)

Tecnologia e impacto social marcaram presença em Itajaí

O segundo dia do Pitch Day reuniu os alunos da unidade de Itajaí, no dia 22 de outubro. A banca avaliadora teve a participação de Francielle Prado, do setor imobiliário; Petrelli, doutor em Design e diretor de Inovação da ACIBALC; Victória Marques, secretária executiva do polo regional da ACATE; e Mauro Santos, investidor anjo.

Na apresentação, o primeiro lugar foi conquistado pela Arandu, plataforma digital de educação complementar que oferece acompanhamento personalizado e conteúdos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de reduzir a defasagem escolar. O segundo lugar ficou com o Bio Scan, aplicativo que usa inteligência artificial para informar sobre saúde e impacto ambiental de produtos. 

Em terceiro, o projeto Power Path, startup que utiliza tecnologia piezoelétrica para gerar energia a partir do movimento humano, com pisos interativos em escolas e espaços públicos.

Continua depois da publicidade

Projetos de tecnologia e impacto social foram destaque entre as apresentações dos alunos de Itajaí. (Divulgação/Colégio Unificado)

Segurança e inovação encerram o ciclo em Itapema

O ciclo de apresentações terminou em 23 de outubro, com os alunos da unidade de Itapema. A banca avaliadora contou com Diego Pinheiro, vice-presidente da Rede Costa Esmeralda; Kele Pinheiro, empreendedora hoteleira; Willian (Megazordy), desenvolvedor Full Stack; e Victor Silvestre, engenheiro sanitarista e ambiental, doutorando em inteligência artificial aplicada.

Na unidade, o primeiro lugar ficou com o Projeto Ártemis, uma pulseira inteligente com rastreamento em tempo real e trava biométrica, desenvolvida para prevenir desaparecimentos e oferecer proteção contínua às famílias. Em segundo, o Move Alone, academia instalada em contêineres. O terceiro lugar ficou com o Maily, secador de cabelo sem fio com tecnologia infravermelha e design leve.

Segurança e inovação guiaram os projetos apresentados pelos estudantes da unidade de Itapema. (Divulgação/Colégio Unificado)

Educação que desperta propósito e protagonismo

Segundo a professora Barbara Andrade, a Jornada de Empreendedorismo e Inovação proporcionou uma experiência que vai além da sala de aula, e contribuiu para aliar teoria e prática na rotina estudantil.

— O projeto estimula os alunos a pensarem e agirem como protagonistas, desenvolvendo competências essenciais para a atualidade como criatividade, resolução de problemas, comunicação, empatia e trabalho em equipe. Ao transformar ideias em projetos reais, eles vivenciaram todo o processo de construção de um negócio: da identificação de uma dor de mercado até a apresentação de uma solução inovadora. Isso traz aprendizado prático e comportamental, unindo teoria, prática e propósito de forma significativa.

Continua depois da publicidade

A professora também destacou o amadurecimento e a segurança demonstrados pelos estudantes nas apresentações. Segundo ela, ao longo da jornada, os estudantes amadureceram as ideias, e no dia do pitch, fizeram apresentações claras e firmes. 

— Percebemos uma evolução significativa na capacidade de pesquisa, argumentação e visão de mercado, além de uma forte consciência social e ambiental nas soluções — afirma Bárbara.

Ela reforça, ainda, que o trabalho interdisciplinar foi essencial para o sucesso dos projetos. A docente ressalta que cada projeto se transformou em uma experiência viva de aprendizado, e o evento representou o fortalecimento de uma cultura educacional voltada à autonomia e à criação de soluções reais.

Empreendedorismo como parte da formação

O professor Sérgio Monteiro, idealizador do projeto, comenta que o processo de criação dos projetos exigiu dos alunos uma postura de pesquisa e análise de mercado. Segundo ele, os adolescentes  utilizam as ferramentas de construção de projetos para criação de novos negócios. Parte do processo consistiu em fazer pesquisas de mercado, validar o produto ou serviço através de testes e feedbacks reais. 

Continua depois da publicidade

— O Colégio Unificado aplica uma série de atividades ao longo do ano letivo, que têm grande impacto na vida dos alunos. Iniciativas, como a Jornada de Empreendedorismo e Inovação, junto com gincanas, festivais, visitas a universidades e outras atividades, contribuem para despertar habilidades como iniciativa, liderança, comprometimento e criatividade — conta.

De acordo com Sérgio, a Jornada foi um passo importante para conectar o ambiente escolar com o mundo dos negócios. Para o educador, o evento reforça o papel da escola como espaço de formação para o futuro, onde aprender e empreender caminham juntos.

Conheça mais detalhes sobre a metodologia do Colégio Unificado no site da instituição.