O governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, determinou a suspensão da concessão de vistos para cidadãos do Brasil e de outros 74 países, de acordo com informações da emissora americana Fox News. A medida começa a valer em 21 de janeiro e não tem prazo definido para ser encerrada.

Continua depois da publicidade

Além do Brasil, a lista inclui Somália, Rússia, Afeganistão, Irã, Iraque, Egito, Nigéria, Tailândia, Iêmen, entre outros. Ainda não havia informações, até a publicação desta reportagem, sobre quais tipos de visto que teriam a concessão pausada.

Ao g1, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou que ainda não havia sido oficialmente notificada da nova restrição pelo governo dos EUA. O Itamaraty ainda não se pronunciou.

Medida considera “ônus público”

Ainda conforme a Fox News, um memorando do Departamento de Estado ordenou que oficiais consulares interrompam todo o processamento de vistos para os países enquanto ocorre uma “reavaliação dos critérios de triagem e verificação dos solicitantes”.

O congelamento estaria relacionado à aplicação mais rigorosa da regra conhecida como “public charge” (ônus público), usada para negar vistos a estrangeiros considerados propensos a depender de benefícios sociais nos Estados Unidos, conforme a Fox News.

Continua depois da publicidade

A orientação instrui funcionários a considerarem fatores como saúde, idade, proficiência em inglês, situação financeira e necessidade de cuidados médicos de longo prazo, conforme a Fox News. Pessoas mais velhas e com sobrepeso poderiam ser barradas, conforme a emissora.

“A imigração desses 75 países será suspensa enquanto o Departamento de Estado reavalia os procedimentos de processamento de imigração para impedir a entrada de estrangeiros que se beneficiariam de programas de assistência social e benefícios públicos”, disse o porta-voz do órgão, Tommy Piggott, em um comunicado à Fox News.

*Com informações da Fox News e do g1.