Lágrimas, sorrisos e clima de festa de fim de ano. Com espumante ou cerveja na mão, a noite de domingo (6) para dezenas de blumenauenses teve um sabor especial. As primeiras horas dos apoiadores de Egidio Ferrari após saber da vitória no primeiro turno nas Eleições 2024 foi marcada pela euforia. A comemoração ficou pequena na cervejaria do bairro Fortaleza escolhida como ponto de encontro do grupo vencedor.
Continua depois da publicidade
Confira a página especial das Eleições 2024
Antes mesmo da definição do resultado, os primeiros apoiadores já estavam no local. Conforme a apuração das urnas ia avançando, mais pessoas foram chegando. Sozinhas, entre amigos ou em família, a maioria vestia roupas com as cores da bandeira do Brasil e com o adesivo do 22 (número do delegado na urna) no peito.
Às 19h, quando 98% da apuração estava concluída e o candidato se tornou “prefeito eleito”, pés bateram no chão, mãos tocaram as mesas e gritos de comemoração tomaram conta do espaço. Entre sorrisos e abraços, o nome de Egidio foi ovacionado.
Com a confirmação, o número de apoiadores aumentou. Em rodas de conversa, quase todos de pé, a expectativa era pela chegada do novo prefeito. O amplo estacionamento ficou lotado de carros e a ansiedade passou a dividir o lugar com a euforia.
Continua depois da publicidade
Aglomerados do lado de fora, os que esperavam fizeram uma verdadeira festa ao ver a caminhonete repleta de bandeiras e adesivos parar. Na carroceria dela estava o delegado, a vice Maria Regina (PSDB) e outras pessoas próximas.
Ao descer, Egidio expressou gratidão na primeira coletiva de imprensa:
— É um momento indescritível. É um feito para mim, já que concorri a primeira eleição para prefeito. Obrigado a quem acreditou no nosso projeto. Agora é comemorar muito e cuidar muito de Blumenau — disse.
Há quase duas décadas, quando o município atingiu a quantidade de eleitores necessária para haver a possibilidade de segundo turno, essa foi a segunda vez que um candidato venceu “de primeira”. O último havia sido João Paulo Kleinübing (então no DEM), em 2008. Ele esteve na cervejaria para dar um abraço no futuro chefe do Executivo blumenauense. Entre os presentes para a parabenização também estava o atual prefeito, Mário Hildebrandt (PL), que apoiou o delegado na campanha:
— Estou de alma lavada — resumiu o atual prefeito.
Também foi alívio o que Egidio sentiu ao saber do resultado, contou. Ele estava em casa, com a família, e enquanto abraçava a esposa e os dois filhos, pensou:
Continua depois da publicidade
“Acabou, chegamos [na vitória]”.
O delegado tomará posse no dia 1º de janeiro, assim como os 15 vereadores eleitos na cidade. O segundo colocado, Odair Tramontin (Novo), fez 30% dos votos válidos.
Apuração ao vivo das Eleições 2024
O NSC Total fez a apuração em tempo real das Eleições 2024 neste 6 de outubro. A ferramenta atualizou a disputa voto a voto em todas as cidades de Santa Catarina e do Brasil assim que dados foram computados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Leia também
Blumenauense reconhece importância da Oktoberfest e ignora “muvuca”, mostra pesquisa