Problemas odontológicos são mais frequentes do que se imagina. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 44% da população mundial sofre de alguma doença bucal — e muitas pessoas nem sabem do problema que carregam. Algumas desordens, como bruxismo, gengivite e cárie, quando não tratadas podem levar a perda de um ou mais dentes, impactando fortemente na qualidade de vida e na autoestima.

Continua depois da publicidade

Pensando nos mais de 18 milhões de brasileiros que já passaram por esse tipo de dano dental, o professor Vanderlim Camargo, diretor clínico da Rede CIIPO, desenvolveu uma técnica de implantes dentários que leva o seu nome. Hoje, com quase 30 anos de experiência e mais de 28 mil procedimentos realizados, ele é referência mundial no segmento e possui pacientes de diversos países, como Estados Unidos, Espanha, Inglaterra, Itália, Portugal, Argentina, África do Sul e Japão.

Técnica inovadora garante procedimentos mais rápidos e seguros

Diferente das tradicionais técnicas de implantes dentários, a Técnica Vanderlim, desenvolvida pelo especialista catarinense, oferece um sistema exclusivo de implante transnasal. Esse modelo faz com que o tratamento ocorra de forma mais rápida e menos traumática, com o bônus de proporcionar ao paciente um tempo muito menor de recuperação. A técnica de implantes transnasais foi desenvolvida como uma alternativa à colocação do duplo zigoma, quando há necessidade de maior ancoragem dos implantes em determinados casos, facilitando a solução.

Para desenvolver um feito como este, é necessário um vasto conhecimento e experiência prática na área.

— A técnica foi desenvolvida com base em muito estudo, e acompanhamento de uma casuística que reuni ao longo dos meus 28 anos de experiência e mais de 28 mil implantes instalados. É uma técnica recente e inédita, que já foi objeto de publicação de artigos científicos, capítulo de livro e tema de inúmeras palestras em que fui convidado — comenta o professor.

Continua depois da publicidade

Doutor Vanderlim - NSC
Doutor Vanderlim é diretor da Rede CIIPO. (Foto: Divulgação)

Além da técnica autoral, Vanderlim Camargo também é referência internacional em implantes All-on-4 e zigomáticos, tratamento criado na Europa em 1993 para dispensar o uso de enxertos ósseos de forma mais econômica e menos invasiva. Com o All-on-4 e zigomáticos, o paciente passa por apenas uma cirurgia e quatro implantes, e ainda sai da clínica já com os dentes fixos. Ela foi utilizada de inspiração pelo professor Vanderlim para criar sua própria técnica de implante.

Curso atrai europeus em busca de atualização

A Técnica Vanderlim gerou mais do que reconhecimento para o professor Vanderlim Camargo. O procedimento é tão bem recebido no meio e pelos pacientes, que despertou o interesse de outros profissionais de dentro e fora do Brasil. Com isso, o especialista desenvolveu um curso para implantodontistas do mundo inteiro: o curso Internacional 5-Days Zygoma Residency, que atrai para Florianópolis dentistas da Europa, América do Norte e América do Sul.

— O que tem trazido especialistas de todo o mundo para o curso é a técnica Vanderlim de implantes transnasais que eu desenvolvi. É uma alternativa mais simples e menos traumática para tratar casos mais severos de atrofia óssea. Os profissionais aprendem no curso e passam a praticar a técnica nas suas clínicas — comenta o autor do procedimento.

> Raia Drogasil RD (RADL3) faz aquisição da startup catarinense Amplimed

Outro elemento bastante prestigiado que o curso proporciona é a aplicação da técnica em pacientes reais no centro cirúrgico.

Continua depois da publicidade

— Além de uma parte teórica bem aprofundada, participação de professores especialistas convidados e prática em handson e biomodelos, o curso se diferencia muito pela prática clínica, que é realizada em centro cirúrgico com pacientes reais. É um dos únicos cursos no mundo que oferece esse diferencial, e faz toda a diferença para o participante — afirma Vanderlim.

— Todas as técnicas prezam pela segurança, agilidade e trauma mínimo para o paciente, dispensando enxertos ósseos, que prolongam o tratamento em meses e até anos — completa.

Para 2022, já há turmas programadas para fevereiro, com especialistas da Ucrânia e Rússia, março, abril, no México, maio em Portugal e também em junho, com listas de espera para outras turmas.

Interessados podem ser pacientes voluntários

Quem deseja realizar um implante dentário, é possível ser um paciente em cirurgia demonstrativa nos cursos ministrados pelo professor Vanderlim Camargo. Para isso, é preciso agendar uma avaliação e realizar exames, se necessários. Cada curso conta com seis e oito voluntários e, para cada curso, é preciso fazer a triagem com pelo menos 30 dias de antecedência.

Continua depois da publicidade

Sobre a Rede CIIPO

A Rede CIIPO, com mais de 27 anos de história, oferece tratamentos diferenciados com alto valor agregado e é centro de referência em implantes dentários e tratamentos estéticos. Entre seus pilares fundamentais estão a tecnologia, com equipamentos de última geração e a capacitação, com profissionais especialistas e professores pós-graduados que dominam as inúmeras técnicas existentes.

A sede da Rede CIIPO está localizada no Beiramar Shopping, em Florianópolis, e ainda conta com uma filial em São José.

Saiba mais sobre a CIIPO clicando aqui.

Leia também

Os benefícios do cross training e do yoga para a saúde

Tecnologia do presente: Veja como a inteligência artificial vem transformando o dia a dia das empresas

Continua depois da publicidade