nsc
nsc

Floripa Tem

Os benefícios do cross training e do yoga para a saúde

Práticas diárias promovem saúde física e mental e contribuem com a qualidade de vida

29/12/2021 - 09h09

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Aulas gratuitas de Yoga e Cross training fazem parte da programação do Floripa Tem.
Aulas gratuitas de Yoga e Cross training fazem parte da programação do Floripa Tem.
(Foto: )

O bem-estar físico e mental nunca foi tão falado como nos últimos dois anos. Rotina acelerada, alimentação desequilibrada e falta de tempo para cuidar de si recentemente deram espaço para, por exemplo, a inclusão da prática de esportes, de yoga e de meditação no dia a dia.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS), o adoecimento mental já afeta aproximadamente 1 bilhão de pessoas no mundo. O Brasil é o país com o maior número de pessoas sofrendo de ansiedade, com mais de 19 milhões de casos.

Esta realidade deixou de ser assunto apenas de consultórios médicos ou de pequenos grupos e tomou as ruas, já que diante do cenário pandêmico, as pessoas passaram a sentir o impacto do ócio e do sedentarismo tanto mental quanto fisicamente.

Para o educador físico e especialista em bem-estar Renan Zanotto, esta é uma realidade que passou a ser, de fato, encarada em todas as esferas da sociedade e em pessoas de todas as idades.

— Naturalmente passou-se a perceber a necessidade do movimento e a sua importância para o cuidado do corpo e a atenção ativa para as emoções e pensamentos. E quando estamos com muitas coisas no plano mental, a melhor coisa que se tem a fazer é praticar alguma atividade física, pois assim é possível colocar para fora toda a energia acumulada — destaca Zanotto.

Nesse contexto, a inclusão de práticas de yoga e meditação colaboram com esse processo de bem-estar.

— Sem dúvidas, tanto a atividade física quanto os cuidados com a saúde mental são uma tendência não apenas num curto espaço de tempo, mas para a próxima década — completa.

Parar e respirar

Até então considerada uma prática distante da maioria, o yoga e a meditação viram a popularidade disparar no ápice da pandemia da Covid-19. De acordo com mecanismos de busca, os termos “yoga” e "meditação'' tiveram um crescimento de 50% e 82% respectivamente. Para a professora de yoga Lisandra Schaefer, esta popularização das atividades é mais do que positiva, afinal a vida atual pede um momento de pausa, de respiro, algo que a auxilia muito no bem-estar e na saúde.

— É neste momento que conseguimos trazer a atenção para a respiração, para o corpo. É o que eu chamo de mover de fora para dentro, até realmente conseguirmos trazer tudo isso para a vida cotidiana. Respirar, estar presente em todos os momentos, inclusive naqueles desafiadores, mas que são naturais da vida, faz toda a diferença entre uma vida saudável ou não — destaca Lisandra.

Para quem busca além de integrar as atividades voltadas para a mente quanto para o corpo, a conquista de tônus muscular e uma melhoria da forma física, o Cross Training é uma ótima opção. É o que indica o bacharel em Educação Física e Coach Fellipe Ignácio, ao destacar que a atividade física reflete diretamente na parte emocional do indivíduo, já que os hormônios do bem-estar que são liberados pós-treino é um remédio natural para felicidade.

— O cross training, por exemplo, é uma modalidade que trabalha com movimentos que mexem o corpo inteiro sempre com uma contração do centro do corpo para a extremidade. O centro do corpo é a base para a gente ter uma atividade com qualidade, poder viver com saúde, sem lesões, dormir bem. Ou seja, ter estabilidade e energia — completa.

Prática à beira-mar

Buscando equilibrar a vida ao ar livre, o cuidado com a saúde e com a mente e as experiências positivas em prol do bem-estar de cada um, a 14ª edição do projeto Floripa Tem programou aulas gratuitas de yoga e cross training. Conduzidas por professores convidados, as aulas são realizadas no hub da Beira-mar.

Confira as próximas aulas do Floripa Tem e participe:

Yoga, dia 03/01, às 7h;

Crosstraining, dia 06/01, às 19h.

Siga o Floripa Tem nas redes sociais e acompanhe a programação.
Siga o Floripa Tem nas redes sociais e acompanhe a programação.
(Foto: )

Para saber mais da programação e todas as novidades do Floripa Tem 2021/2022 acesse o Instagram do evento: @floripatemoficial

Leia também

Destino mais lembrado em 2021, Florianópolis se prepara para a temporada

Cuidados com a saúde devem ser redobrados no verão

Colunistas