nsc
dc

Trânsito 

Eventos no novo aeroporto e na Base Aérea provocam filas no acesso ao Sul da Ilha

Congestionamento chegou a sete quilômetros no fim da manhã e é motivado pela inauguração do novo terminal e por atividades abertas ao público na Base Aérea 

29/09/2019 - 14h55 - Atualizada em: 30/09/2019 - 20h07

Compartilhe

Redação
Por Redação DC
Fila em direção ao Sul da Ilha persiste durante a tarde de domingo
Fila em direção ao Sul da Ilha persiste durante a tarde de domingo
(Foto: )

A tarde de domingo continua registrando congestionamento no acesso ao novo terminal do aeroporto de Florianópolis e à Base Aérea.

As filas são motivadas pelos dois eventos que ocorrem nesses locais neste domingo. Na nova construção do aeroporto, ocorre uma festa de inauguração com público estimado de 4 mil visitantes. Já na Base Aérea ocorre o evento “Portões Abertos”, com atividades para a comunidade.

Ao menos quatro mil pessoas eram esperadas na festividade de inauguração do novo aeroporto de Florianópolis. A expectativa para a exposição da Base Aérea da Capital foi ainda maior: 20 mil pessoas.

Pela manhã, o trecho chegou a registrar sete quilômetros de congestionamento na Via Expressa Sul. A situação chegou a fazer com que passageiros que seguiam em direção ao terminal atual do aeroporto para embarcar descessem dos carros e seguissem o trajeto a pé, carregando as malas.

O congestionamento motivou uma mudança de estratégia. A Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que orienta o trânsito na via, passou a orientar que quem seguia em direção ao novo terminal do aeroporto utilizasse o novo acesso, a partir do bairro Carianos, liberado na tarde de sábado. Já quem segue para a Base Aérea precisa se dirigir ao portão do bairro Tapera, o único acesso da base que está aberto.

Acesso ao novo aeroporto e à Base Aérea foi dividido para amenizar congestionamento
Acesso ao novo aeroporto e à Base Aérea foi dividido para amenizar congestionamento
(Foto: )

A divisão de fluxo ajudou a reduzir as filas. Segundo a PMRv, por volta das 15h, a fila na Via Expressa Sul ocorria em um trecho de quatro quilômetros, entre o Trevo da Seta e o supermercado Bistek. A reportagem da CBN Diário levou uma hora e meia para percorrer o trecho entre o Bistek e a escola Júlio da Costa Neves.

O evento na Base Aérea vai até as 17h e a festa de inauguração do aeroporto termina às 19h. Agentes da PMRv e da Força Aérea orientam o trânsito no local.

No fim da tarde, o governo do Estado emitiu uma nota informando que a Polícia Militar deslocou 15 viaturas, 15 motos e mais de 60 policiais rodoviários para orientar o trânsito nos pontos mais críticos. O motivo das filas, segundo o Estado, seriam os dois eventos. Por isso, conforme a nota, "o fluxo de veículos registrado no local é muito maior do que o habitual".

A nota destacou a medida de deslocar o fluxo em direção à base aérea para o portão do bairro Tapera e apontou que o Estado "está ampliando os serviços no local para melhorar ainda mais a estrutura até esta terça-feira, dia 1°de outubro", data em que o novo terminal do aeroporto entra em operação.

Acesse as últimas notícias do NSC Total

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Colunistas