Os Estados Unidos emitiram um alerta de segurança para cidadãos americanos que pretendem viajar ao Brasil durante o Carnaval. A orientação foi divulgada na última quinta-feira (5) pela embaixada dos EUA no país.

Continua depois da publicidade

No comunicado publicado no site da embaixada, as autoridades recomendam que turistas evitem andar sozinhos à noite e não utilizem joias nem carreguem grandes quantias de dinheiro. “Crimes oportunistas, incluindo o roubo de celulares, são comuns durante o Carnaval” diz a nota.

“Evite favelas”

A embaixada também recomenda que cidadãos americanos evitem favelas ou comunidades em qualquer circunstância, inclusive durante festas de rua e blocos carnavalescos: “Evite favelas (comunidades) em todos os momentos, mesmo durante festas/blocos de rua.”

O comunicado também lista outras orientações de segurança, como manter os vidros fechados ao estar dentro de veículos, não aceitar bebidas de estranhos e não oferecer resistência física em tentativas de assalto, já que criminosos podem estar armados.

“Embora os eventos mais famosos aconteçam no Rio de Janeiro, em Salvador e no Recife, é possível esperar grandes aglomerações e desfiles, também conhecidos como blocos, em todo o Brasil. Antes do início das festividades, cidadãos dos Estados Unidos são lembrados de permanecer atentos e adotar maior consciência da situação ao redor” afirma a embaixada.

Continua depois da publicidade

Carnaval de rua em Florianópolis espera 1,5 milhão de foliões

Carnaval de rua 2026 em Florianópolis está programado para igualar e até superar o público do ano passado, que contou com 1,5 milhão de foliões nas ruas da Capital. Com programação oficial entre 13 e 16 de fevereiro, a festa será espalhada por nove arenas, com mais de 100 blocos de rua, além de shows gratuitos com artistas nacionais em diferentes estilos.

Veja a programação de shows nacionais

  • 13 de fevereiro (sexta) — Em Cima da Hora e Ferrugem (pagode)
  • 14 de fevereiro (sábado) — Jammil e Diana Dias (axé)
  • 15 de fevereiro (domingo) — MC Pedrinho e MC Davi (funk/pop)
  • 16 de fevereiro (segunda) — Glória Groove (pop)

Veja a programação do Carnaval de Florianópolis

Veja a programação de blocos

  • 6 de fevereiro: Berbigão do Boca, das 12h às 22h, no Largo da Alfândega;
  • 11 de fevereiro: Baile dos Idosos (16h) e Concurso de Marchinhas (19h) no Largo da Alfândega;
  • 12 de fevereiro: Enterro da Tristeza, às 18h – tradicional bloco que marca a abertura simbólica da folia.
  • 13 de fevereiro: Marisco da Maria (11h), Carnaval Centro Leste (14h às 2h) e Blocos Afro (19h);
  • 14 de fevereiro: Blocos dos Sujos, das 11h às 2h, e continuidade do Carnaval Centro Leste;
  • 15, 16 e 17 de fevereiro: sequência das atividades do Carnaval Centro Leste, das 14h às 2h.

Continua depois da publicidade