A atriz Rejane Schumann, de 74 anos, foi encontrada em condições precárias dentro do apartamento onde mora em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, na última quarta-feira (3). A informação foi divulgada pela ativista da causa animal Deise Falci, que atendeu, junto com a Polícia Civil, um chamado de resgate de maus-tratos de animais na residência. As informações são da revista Quem.

Continua depois da publicidade

Conforme a ativista, Rejane vivia no apartamento com quatro cães e três gatos. Ao chegar, Deise notou que a atriz estava em condições piores do que os animais.

— Foi a primeira vez que senti uma vontade muito maior de resgatar uma pessoa do que os animais […] Ela estava com muita fome, mas os animais tinham ração. Ela não tinha nada. Geladeira completamente vazia. Não tinha nem água — disse.

Deise definiu Rejane como uma senhora “sozinha, sem familiares e com início de demência”. Ela contou que a Polícia Civil intimou pessoas que estariam com a posse de cartões de crédito da ex-atriz a irem à delegacia.

— Ela é uma senhora superinteligente e que conversa superbem. Algumas coisas ela se confunde, mas tem muitos momentos lúcidos. Tem a questão dela não estar tomando banho e não estar conseguindo manter a casa limpa. Ela não consegue atinar de se alimentar e tomar água. Mas ela interagiu bem com a gente. Ela não é uma pessoa louca. Acredito que um grupo de ajuda vai fazer muito bem a essa senhora. A Rejane ficou muito feliz e emocionada [com a ajuda]. Ela chorou e ganhei um abraço enorme e apertado — disse a ativista.

Continua depois da publicidade

Os animais serão encaminhados a um abrigo. Voluntários organizam uma força-tarefa para limpar o apartamento e oferecer melhores condições de vida à atriz.

Rejane atuou em produções globais, como O Feijão e o Sonho (1976), Dancin’ Days (1978), Espelho Mágico (1977) e Pai Herói (1979). Procuradas pela revista Quem, a Polícia Civil e a artista ainda não retornaram.

Veja imagens do caso

Leia também

Quem é a ex-secretária da causa animal suspeita de usar cargo para matar cães no RS