“O esporte é tudo, deu os pilares que levo para a minha vida”. Foi com essa frase que Joice Prochnow, 26 anos, resumiu a relação dela com o mundo dos esportes. Com 1,82m, a rainha da Oktoberfest 2023 diz ter aprendido a lidar com a pressão, além de manter a forma física, durante os 10 anos em que atuou nas equipes de base do Bluvolei, em Blumenau.

Continua depois da publicidade

Entre no grupo do Santa e receba notícias por WhatsApp

A história dela com o esporte começou aos nove anos, mais precisamente na Escola de Educação Básica Santos Dumont, no Garcia. Um dos técnicos do Bluvolei foi ao colégio para buscar novas jogadoras e ao avistar Joice e irmã gêmea dela, Giane, duas meninas mais altas que as colegas, tratou de convidá-las para um período de testes. Desde então, ambas passaram a defender as equipes de formação.

Data da Oktoberfest Blumenau 2023 é divulgada

Joice conta que começou a jogar como levantadora, mas logo transformou-se em uma talentosa oposta, com direito a convocações para a Seleção Catarinense e até mesmo uma seletiva para a Seleção Brasileira Sub-17. Foi contemporânea de Rosamaria Montibeller, a catarinense de Nova Trento vice-campeã olímpica em 2021 e vice-campeã mundial neste ano com a Seleção Brasileira.

Continua depois da publicidade

– Jogamos muitas vezes uma contra a outra – lembra a rainha.

Como em um saque viagem, as lembranças do período nas quadras são impulsionadas pela emoção. A jovem cheia de objetivos e histórias para contar embarga a voz e mareja os olhos castanhos escuros ao falar de Carlos Henrique Brito de Oliveira. 

Referência no vôlei em Santa Catarina e no Brasil, com décadas dedicadas ao Bluvolei – levando a equipe do Vale do Itajaí à Liga Nacional -, Henrique, como era popularmente conhecido, morreu em março deste ano, em decorrência de um câncer.

– Foi um pai para mim. Comprou tênis para gente, para mim e para minha irmã. Ele e a Greice nos ajudaram demais – diz, emocionada.

Mais de 11 mil alunos de Blumenau entram em quadra para os Jogos da Primavera

Na semana que é marcada pela retomada dos Jogos Estudantis da Primavera de Blumenau (JEPB), o esporte blumenuauense ganha uma personagem importante como defensora. A rainha forjada nas quadras não titubeou quando foi questionada sobre os ensinamentos do esporte que leva para o novo desafio:

Continua depois da publicidade

— O esporte é tudo, deu os pilares que levo para a minha vida. Além da questão física, o esporte me ensinou a aguentar pressão. O mundo tem muita referência errada e o esporte é a referência certa — concluiu.

Veja vídeo com a realeza da Oktoberfest Blumenau 2023

Leia também:

Blumenau perde para Guarulhos-SP na estreia da Superliga masculina de vôlei

Lutador de Blumenau é superado por adversário do Tajiquistão em evento do UFC

Tite desiste de rodízio e toma decisão sobre capitão da seleção na Copa

Destaques do NSC Total