Durou menos de um mês a liberação do corredor de ônibus da Avenida Martin Luther, na região central de Blumenau, para os demais motoristas. A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes voltou atrás e decidiu que o trecho será totalmente exclusivo ao transporte coletivo e veículos autorizados a partir de segunda-feira (17), o que significa que todos os corredores da cidade não terão exceções aos condutores de carros de passeio em nenhum momento do dia.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
No dia 18 de fevereiro a SMTT anunciou que os condutores de motos e carros de passeio poderiam trafegar pelo corredor de ônibus entre o semáforo localizado em frente ao Procon, na Avenida Beira-Rio, e o acesso à Ponte do Tamarindo, na Rua São Paulo, das 16h30min às 19h. A intenção era desafogar o trânsito, mas não houve o resultado esperado, segundo o secretário da SMTT, Fábio Campos:
— O corredor de ônibus em questão foi liberado em caráter emergencial e temporário, mas estudos apontaram que a medida não trouxe a fluidez que esperávamos. Desta forma, o corredor volta a ser exclusivo para ônibus, o que vai beneficiar o transporte público, que é uma das nossas prioridades para melhorar o trânsito em Blumenau — disse.
A sinalização que permitia a liberação do corredor já foi retirada. A SMTT reforça que os corredores são exclusivos para ônibus do transporte coletivo urbano, ônibus de transporte intermunicipal com característica urbana, vans escolares (em horários determinados) e táxis com passageiros, sendo a passagem proibida aos demais veículos.
Continua depois da publicidade
Transitar pelo corredor de ônibus é infração gravíssima, no valor de R$ 293,47 e gera sete pontos na carteira de habilitação.
Uma reportagem do NSC Total mostrou que os famosos “espertinhos” se amontoam pelos corredores de ônibus e causam desconforto àqueles que têm bom senso e respeitam as regras. E essa má-educação gerou um verdadeiro “boom” de multas em 2024 se comparado a 2023: dados da SMTT mostram que foram 907 infrações registradas no ano passado pelo uso irregular do corredor contra 157 no ano retrasado — um expressivo crescimento de 477%.
Flagrantes feitos pelos próprios guardas de trânsito e pela reportagem revelam que esse desrespeito de alguns motoristas ocorre nos mais diferentes horários. Seja de manhã cedo, seja na ida para o trabalho, seja para ir à escola, seja ao meio-dia, no horário do almoço, ou até mesmo nos horários de pico. A Rua São Paulo na região da Itoupava Seca, no entorno do Campus 2 da Furb, vira um verdadeiro festival de espertinhos que usam o corredor para acessar, por exemplo, a ponte da Rua Santa Catarina.
Veja alguns flagrantes feitos pela reportagem
Leia mais
Sumiço de pai e filha de Blumenau mobiliza a polícia em caso repleto de incógnitas
Continua depois da publicidade










