Uma explosão em um laboratório de manipulação de medicamentos gerou transtorno no bairro Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis, na tarde desta terça-feira (25). Segundo informações de socorristas, havia quatro pessoas na sala no momento em que um solvente que estava sendo manipulado atingiu uma temperatura superior à de autoignição e entrou em combustão. Os bombeiros e o Samu atenderam a ocorrência, e ninguém ficou ferido.

Continua depois da publicidade

O incidente foi em uma farmácia de manipulação na Rodovia José Carlos Daux. A substância que estava sendo manipulada era o Dimetilsulfóxido (DMSO), utilizada para a fabricação de alguns medicamentos.

Após a explosão, a brigada de incêndio do local atuou e controlou o fogo antes da chegada do Corpo de Bombeiros Militar. Ao chegar, os bombeiros isolaram a área e fizeram a contenção do produto. A situação foi controlada.

O Samu foi acionado e, ao verificar que os funcionários não apresentavam queimaduras, liberou-os. Não foi necessário o uso da Unidade de Suporte Avançado (USA).

O DMSO é um solvente com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, usado para aliviar a dor e a inflamação em condições como artrite e fibromialgia, e também pode melhorar a absorção de outros medicamentos.

Continua depois da publicidade

Além disso, é usado para tratar certas condições da pele e pode ser instilado na bexiga para a cistite intersticial, mas seu uso, especialmente via oral ou injetável, deve ser sempre supervisionado por um médico, pois pode causar efeitos colaterais como odor de alho e irritação.

*Sob supervisão de Jean Laurindo