Um espaço para se pensar o processo de criação. De forma simples, é assim que podemos definir o objetivo do curador Josué Mattos no 12º Salão Nacional de Arte de Itajaí – Poéticas Pessoais em Construção, que abre hoje, no Centro de Eventos da cidade. A mostra, que vai até o dia 22 de julho, reúne obras de noventa artistas selecionados e 13 artistas convidados.
Continua depois da publicidade
O tema da mostra deste ano é resultado de uma pesquisa desenvolvida por Mattos na Universidade de Sorbonne, na França. O curador é mestre em Práticas Curatoriais e Gestão Cultural pela Universidade Paris I Pantheon e explica que as obras selecionadas para o salão acabaram definindo as temáticas, com questões como a cidade, o corpo, a paisagem, a relação texto-imagem e as narrativas mitológicas.
– A partir do estudo da poética pessoal em construção, fizemos um estudo de portfólio dos artistas para a escolha – comenta o curador.
Outro objetivo do salão é fazer o público perceber que atualmente a técnica é o mais simples dos fundamentos da arte. A ideia, a pesquisa e a reflexão é que são a base para a criação da obra. A partir desse pensamento, o salão selecionou os 90 artistas. Santa Catarina teve 27 artistas selecionados para a mostra, sendo cinco que vivem e trabalham no Vale do Itajaí: Rudi Scaranto Dazzi, Marcia d’Avila, Claudia Regina Telles, Silvia Teske e Wencesslauw. Hoje ocorre uma mesa-redonda, às 16h, no Teatro Municipal, com curadores e artistas-professores de todo o país.
Serviço
Continua depois da publicidade
12º Salão Nacional de Arte de Itajaí – Poéticas Pessoais em Construção – No Centro de Eventos, Parque da Marejada, Avenida Beira Rio, s/nº, Centro. Mostra de arte contemporânea. Entrada franca. Diariamente, 9h às 18h. Abre hoje, 20h. Até 22 de julho.
 
				