Uma fábrica de suplementos alimentares foi interditada em Jundiaí, no interior de São Paulo, por não possuir licença para fazer suplementos. O local era contratado pela Soldiers Nutrition, empresa de Yuri Silveira de Abreu e a esposa, Fabiula de Arruda Freire, autoproclamados “rei e rainha da creatina”. As informações são do Fantástico.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
De acordo com os policiais, a fábrica não tinha “condições higiênicas e sanitárias satisfatórias” nas instalações e equipamentos. A Soldiers Nutrition possui uma fábrica própria, mas também contrata terceirizadas para atender à demanda de vendas da empresa.
A equipe de reportagem do programa teve acesso as mensagens trocadas entre os líderes da Soldiers sobre um pote de creatina produzido pela empresa. O produto, que em sua forma original é comercializado em pó, estava empedrado. O gerente de produção chegou a ironizar em uma das mensagens: “Veio da China, né?”.
De acordo com Marcelo Bella, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri), esse é um indício de baixa qualidade do produto.
Continua depois da publicidade
Outras reclamações foram encaminhadas no mesmo grupo, em que membros da empresa falaram de outras duas reclamações: um cliente alegou ter encontrado larva no pote de creatina; outro, fios do que parecia ser uma teia de aranha.
A sede do grupo foi alvo de mandado de busca e apreensão anteriormente em outubro. Agentes da vigilância sanitária apontaram irregularidades, como “produtos impróprios para venda e consumo” e a falta de “dispositivos de proteção contra a entrada de pragas”.
Ainda em outubro, a Abenutri havia publicado os resultados dos testes de laboratórios para avaliar a quantidade exata da substância de cada suplemento. A lei determina que o produto precisa ter, no mínimo, 80% de creatina pura.
Foram avaliadas 88 marcas, sendo que 18 foram reprovadas e 10 delas sequer tinham creatina na composição. Três marcas entraram com medidas jurídicas para não divulgação dos resultados. Uma das alterações mais comuns é misturar o suplemento com amido, segundo a associação. Nesse teste, a amostra da Soldiers foi aprovada.
Continua depois da publicidade
Cliente encontrou plástico no Whey Protein
Outro produto que recebeu reclamações dos usuários foi o Whey Protein. Um cliente alegou ter encontrado plástico, enquanto outro localizou um pedaço de borracha que parecia uma luva ou uma bexiga.
A empresa dos influencers ainda é investigada por manobras fiscais. Segundo Yuri Silveira de Abreu, o faturamento chegou a R$ 150 milhões em 2023. Para 2024, a projeção, segundo ele, é de R$ 250 milhões.
A defesa da Soldiers disse que a “investigação policial utilizou algumas reclamações infundadas”. Que os “produtos apreendidos nos estabelecimentos de terceiros não passaram por perícia”, e que “não existe laudo que questione a qualidade dos seus suplementos”. Os advogados afirmam que “empresários, funcionários e colaboradores foram injustamente prejudicados pela investigação”. No caso das marteladas da creatina endurecida, a empresa aponta que os itens não foram comercializados.
Leia também
Marca de influenciadores conhecidos como “rei e rainha” da creatina é investigada por adulteração
Continua depois da publicidade
Abenutri reprova 18 marcas de creatina por baixo teor do produto; veja lista
4 receitas saudáveis e saborosas com creatina para sua dieta