Uma facção criminosa com atuação em Santa Catarina é alvo de uma operação da Polícia Militar e do Ministério Público na manhã desta quinta-feira (19). Ao todo, 29 mandados de prisão preventiva e 24 de busca e apreensão são cumpridos em oito cidades catarinenses.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

De acordo com a Polícia Militar, as investigações tiveram início em 2020 pela 39ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital, especializada no combate ao crime organizado. Os suspeitos são membros de uma facção que atua em todo o Estado e teriam envolvimento com crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e roubo.

Operação contra violência nas escolas em SC apreende quatro menores e prende dois adultos

Os mandados foram cumpridos em Florianópolis, São José, Palhoça, Camboriú, Navegantes, Blumenau, Gaspar e Braço do Norte. Entre as apreensões, segundo a polícia, estaria uma pequena quantidade de maconha, smartphones, notebooks e pouco mais de R$ 26 mil.

Continua depois da publicidade

Além disso, 23 pessoas foram presas e uma pessoa assinou um termo circunstanciado por posse de drogas.

A ação, batizada de Guardião do Norte III, é realizada pelo 21º Batalhão de Polícia Militar com apoio do Grupo de Atenção Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Choque e do Canil.

Leia também:

Com extinção do UFSC-Semidireto, passageiros relembram histórias do ônibus e lamentam: “Fim de uma lenda”

Frio deve atrair turistas e movimentar economia de cidades de SC

Destaques do NSC Total