nsc

publicidade

Relacionamento

Falando de Sexo: saiba o que fazer quando a parceira entra na menopausa

Colunistas Lúcia Pesca e Andréa Alves tiram dúvidas de leitores  

02/05/2019 - 10h10

Compartilhe

Redação
Por Redação Hora
(Foto: )

* Sou leitor assíduo da coluna Falando de Sexo. Eu tenho 64 anos, e a minha esposa 51. Porém, a menopausa está atrapalhando a nossa vida, porque ela diz que não tem vontade alguma de fazer sexo. Eu fico muito estressado, pois sinto desejo. O que devemos fazer?

A diminuição da libido é uma das características da menopausa. Um sintoma deste período, que deve ser observado na hora do sexo, é o fato de a vagina ficar mais seca. Assim, a penetração pode ser dolorosa e desconfortável.

O ideal é consultar um médico sobre o uso de cremes à base de estrogênio (hormônio responsável pelas características femininas). Eles podem aumentar o fluxo sanguíneo na vagina e melhorar a lubrificação. Em alguns casos, a reposição hormonal pode ser indicada, mas não é todo mundo que pode fazer esse tratamento. Enquanto isso, use lubrificantes à base de água, encontrados em farmácias e supermercados.

Busca pelo prazer

Metade do caminho para o prazer é resultado do “clima” de entendimento existente entre o casal. Perceba que esta é a hora de sair da rotina: quem sabe esteja na hora de investir mais nas preliminares, nos carinhos e nos elogios? Isso pode aumentar o fluxo sanguíneo na área pélvica. Homens, prestem atenção: não podem, principalmente nesta fase, ir direto ao ato sexual.

Para as mulheres na menopausa é fundamental mudar os hábitos em relação a vida sexual. Sim, sabemos que não é fácil, mas não deve ser mais difícil do que o conflito que este período provoca na relação. Como ela traz vários sintomas e contratempos, é importante consultar seu ginecologista para tirar todas as dúvidas.

É uma fase de transição pela qual toda mulher passa. Cabe ao casal conversar a respeito, ainda mais vocês, que casados há bastante tempo, com certeza, já tiveram outros momentos de transição.

Deixe seu comentário:

publicidade