Neste domingo, 17 de novembro, é celebrado é o Dia Mundial da Prematuridade. Um em cada 10 bebês nascidos em Florianópolis é prematuro. No Notícia na Manhã deste sábado (16), a psicóloga da unidade neonatal do Hospital Universitário da UFSC Zaira Custódio abordou as causas do nascimento prematuro.

Continua depois da publicidade

Gestação na adolescência, tabagismo, obesidade, desinformação e falta de cuidados pré-natais, podem contribuir para a prematuridade, conforme a psicóloga.

— As consultas periódicas reduzem os riscos de prematuridade, porque ao serem identificados riscos de saúde materna e do bebê é possível tratar e evitar uma série de transtornos principalmente para a criança – afirmou.

Na próxima quarta-feira (20), ocorre um seminário científico para tratar do tema no auditório da Associação dos Municípios, no bairro Capoeiras.

O objetivo é debater com profissionais da atenção primária e atenção hospitalar a prevenção da prematuridade e as boas práticas no cuidado neonatal. Este mês é chamado Novembro Roxo, quando são realizadas diversas atividades para evitar o nascimento prematuro.

Continua depois da publicidade

Ouça a entrevista:

Destaques do NSC Total