A família da figueira centenária de Florianópolis aumentou após a “consulta médica” realizada no último mês, e “árvores bebês” estão sendo plantadas por todo o município. Pelo menos 20 mudas já contemplam o Jardim Botânico da Capital.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

A ideia do projeto, segundo a Arboran, startup responsável pela revitalização da figueira, é não perder as características genéticas da árvore que fica no coração da Capital. As mudas foram feitas a partir de pequenos galhos colhidos durante a consulta de DNA, no decorrer da revitalização, e destinadas à prefeitura.

Segundo o que conta o CEO da empresa, Paulo Garbugio, personalidades importantes de Florianópolis também vão receber mudas e poderão escolher onde plantar.

Um monitoramento frequente das “filhas” da figueira será feito em parceria com a Floram nos próximos meses. 

Continua depois da publicidade

Revitalização

A centenária figueira passa desde julho por revitalização. Os trabalhos devem durar cerca seis meses entre diagnóstico, análises, revisão, nutrição e tratamentos dos galhos e já foram realizados tratamento e limpeza de toda a árvore.

Durante os trabalhos foram identificadas cavidades podres com cimento, que, segundo Garbugio, eram utilizadas antigamente para estancar uma “ferida” de árvore — ou seja, tampar um galho oco.

As escoras de alguns galhos também devem ser retiradas nos próximos meses. Isso, porém, vai depender da saúde da árvore, que segue sendo analisada.

Veja vídeo das “filhas” da figueira

Leia também

Figueira centenária da Praça XV passa por tomografia e outros exames em Florianópolis

Continua depois da publicidade

Menina de 13 anos denuncia abuso de homem conhecido da família em Chapecó

Coação de votos em ambiente de trabalho é investigada em SC; entenda assédio eleitoral

Destaques do NSC Total