As estátuas de siri e tainha, em Balneário Barra do Sul, vão passar por um processo de revitalização. O plano foi anunciado pela prefeitura da cidade, após constatação de algumas avarias nos monumentos, causados por desgastes naturais e até depredação. A previsão é de que a restauração dure em torno de 30 dias.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Por que estátuas precisam de restauração
As esculturas apresentam desgaste natural na pintura, fissuras causadas pela dilatação natural do material e pontos de depredação. Por isso, a intervenção será necessária, conforme o município.
Os serviços serão realizados pelo autor das obras, o artista Índio, garantindo a recuperação fiel das características. A previsão para a conclusão é de, aproximadamente, 30 dias, dependendo das condições climáticas.
De acordo com a Prefeitura de Balneário Barra do Sul, os reparos serão feitos nos locais das esculturas, na Boca da Barra e na Lagoa da Costeira, já que não é possível transportá-las. Os monumentos foram feitos de concreto e fixados ao chão. A estátua da tainha, por exemplo, tem quase sete metros de altura.
Continua depois da publicidade
Desde o início do ano, a gestão municipal intensificou as ações de manutenção e recuperação dos espaços públicos. Além disso, a administração estuda a possibilidade de criação de novas esculturas representando do cotidiano barrasulense, viabilizada por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP).





