A presidente do Federal Reserve (Fed) Janet Yellen disse nesta terça-feira que confia na economia dos Estados Unidos e que a entidade aumentará em ritmo “moderado” as taxas de juros.
Continua depois da publicidade
Também afirmou que apesar do aumento de alguns preços, ainda “é muito cedo para dizer” que a inflação americana está em alta. Em sua última reunião, finalizada em 16 de março, o Fed manteve suas taxas entre 0,25% e 0,50%.
Em sua primeIra declaração pública desde que em fevereiro o Fed assumiu uma posição cautelosa, Yellen transmitiu um otimismo moderado sobre a economia dos Estados Unidos em uma mensagem Economic Club de Nova York.
Yellen afirmou que, em termos gerais, a Fed mantém suas previsões de crescimento do PIB americano a médio prazo.
Yellen argumentou que o Fed tem que estar atento à desaceleração do crescimento econômico mundial e a agitação dos mercados. Comentou especificamente como a incerteza provocada pelas dificuldades econômicas e mudanças de políticas influencia a economia mundial.
Continua depois da publicidade
“Devemos considerar as potenciais sequelas dos recentes acontecimento econômicos e financeiros mundiais”, disse.
Ainda assim, estimou que o impacto das turbulências internacionais sobre os Estados Unidos “muito provavelmente será limitado”.
pmh/vs/gm/cc