A Fundação Somar, vinculada à Prefeitura de Florianópolis, promoverá no sábado, 6 de dezembro, a primeira edição da Feira de Brechó Social. O evento vai reunir 25 organizações da Rede Solidária Somar no Centro Multiuso da Pessoa Idosa (CEMUPI), no prédio do antigo Clube 12 de Agosto. A Feira começa às 9h e se estenderá até 17h. Toda a renda obtida será revertida para a manutenção das atividades sociais das entidades expositoras.

Continua depois da publicidade

O evento tem como objetivo fortalecer financeiramente iniciativas que atendem diferentes públicos em situação de vulnerabilidade na cidade. Entre os participantes, estão projetos voltados a crianças em contraturno escolar, pessoas com deficiência, idosos e outros grupos que necessitam de apoio social.

Capacitação e incentivo às práticas sustentáveis

Antes da feira, a Fundação Somar realizou uma capacitação com as entidades expositoras, com orientações sobre precificação, tendências de moda e noções de administração de bazares e brechós, incentivando práticas sustentáveis.

A iniciativa visa qualificar os participantes com estratégias que poderão ser aplicadas no cotidiano das entidade para além do evento, promovendo uma melhoria duradoura na condução dos projetos.  

Além da arrecadação direta, a feira busca ampliar a visibilidade das organizações e aproximá-las da comunidade, estimulando novas parcerias e apoios contínuos.

Continua depois da publicidade

Fortalecimento das redes de apoio

Segundo a Diretoria do Centro de Inovação Social da Fundação Somar, o impacto da iniciativa vai além da venda de produtos, já que a feira é uma porta de entrada para que as organizações fortaleçam a sua autonomia financeira, ampliem suas redes de apoio e se conectem com pessoas que podem se tornar parceiras das suas causas, seja por meio da doação ou pelo voluntariado. 

Entrada solidária e orientações ao público

A entrada no evento será mediante doação de itens de higiene feminina, como absorventes, shampoo, sabonete ou escova de dente. A Fundação Somar recomenda que os visitantes levem suas próprias sacolas para seleção e transporte das peças adquiridas. Não haverá comercialização de alimentos ou bebidas no espaço do CEMUPI.

Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no NSC Total.

Conforme Lei nº 10.199, a Prefeitura informa que a produção deste conteúdo não teve custo e sua veiculação custou em média R$ 2.550,00.