nsc
an

Feira do Livro

Feira do Livro de Joinville começa nesta sexta; confira a programação completa

Evento acontece até o dia 14 de novembro e conta com novidades para a edição deste ano

05/11/2021 - 09h41 - Atualizada em: 05/11/2021 - 13h24

Compartilhe

Redação
Por Redação AN
Programação também conta com homenagens a escritores joinvilenses que morreram durante a pandemia
Programação também conta com homenagens a escritores joinvilenses que morreram durante a pandemia
(Foto: )

A 17ª edição da tradicional Feira do Livro de Joinville inicia nesta sexta-feira (5) no Complexo Centreventos Cau Hansen e fica até o dia 14 de novembro, das 9h às 21h. De acordo com a organização, a programação deste ano foi pensada para proporcionar vivência artística e literária aos amantes da leitura.

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Com entrada gratuita e tema “A força transformadora da leitura” com foco na saúde mental, o evento contará com tributos a grandes escritores, lançamento de livros e presença de criadores de conteúdo literário voltado para as redes sociais. 

Confira a programação

Encontro Catarinense de Escritores e Leitores

Nos dias 6, 7 e 12 de novembro, a Associação das Letras promove o 9º Encontro Catarinense de Escritores e Leitores que neste ano fará um tributo a Carlos Drummond de Andrade. 

Além de palestras, declamações poéticas, oficina de poesias e diversas falas com inspiração em Drummond de Andrade, a associação fará sessões de autógrafos e o destaque ficará por parte das homenagens que serão prestadas a cinco escritores joinvilenses que morreram durante a pandemia: Fátima Cardoso, Wilson Gelbcke, Aron Gottfried Slutzky, Altair Martins da Silva e Fernando José Karl. 

A presidente da Associação das Letras, Simone Nascimento Silva, comemora o retorno da feira, após o período de pandemia, e o fato de fazer parte dela.

 - Neste ano faremos um tributo ao grande poeta brasileiro. Em sua homenagem teremos a palestra do professor-doutor em Filosofia Cristiano Perius, cuja tese de doutorado teve como título ‘O sentimento do mundo, o corpo na poesia de Carlos Drummond de Andrade - informa Simone.

Conforme Simone, a edição também contará com declamações poéticas nas vozes de estudantes e vídeos que serão apresentados falando das crônicas de Drummond.

- Temos um quarteto de ouro (Milton Maciel, Donald Malschitzky, Hilton Görresen e Jura Arruda) que irá falar e discutir sobre ‘Ciao’, a última crônica que o escritor escreveu -, acrescenta.

O encontro quer lembrar Carlos Drummond de Andrade de várias formas, por isso também será apresentado um vídeo de arte cênica sobre o poeta com comentários literários do escritor David Gonçalves, que teve o privilégio de conversar com Drummond.

50 anos da Academia Joinvilense de Letras

No sábado (6), também acontece o lançamento do livro “AJL – 50 anos”, que conta um pouco da história da Academia Joinvilense de Letras. O lançamento ocorrerá às 15 horas, no palco principal da Feira. 

Em seguida os acadêmicos participarão de sessão de autógrafos na praça central, onde apresentarão também seus livros e poderão conversar com os leitores e amigos. O livro “AJL – 50 anos” poderá ser adquirido no local diretamente com os integrantes da academia, ao valor de R$ 20,00.

Encontro de Blogueiros Literários

A presença de criadores de conteúdo literário nas redes sociais ajuda a estimular o hábito da leitura através da experiência de compartilhar suas impressões a cada livro lido. 

Neste domingo (7), a partir das 12h, a Feira do Livro recebe sete criadoras de conteúdo literário de Joinville para bater um papo com o público. A lista dos participantes pode ser conferida aqui.

Sutentabilidade

Para a 17ª edição, a organização ainda prevê três frentes que tratam da sustentabilidade: campanha para doação de livros usados que serão disponibilizados para bibliotecas comunitárias, reciclagem de todo o material de sobras da feira e doação dos banners e outros materiais gráficos que são confeccionados em lona para que uma entidade transforme em sacolas retornáveis.

No ano passado, o evento foi cancelado por causa das restrições sanitárias da pandemia. Dessa vez, a edição acontece com todos os cuidados necessários para conter o contágio da Covid-19. A programação completa pode ser acessada no site da feira.

Conheça os escritores prestigiados que fazem parte da feira:

Martha Medeiros: Já vendeu mais de 1 milhão de livros e é conhecida como uma das melhores cronistas brasileiras;

Eugenio Mussak: Autor de 13 livros sobre liderança, gestão de pessoas e comportamento humano e virá para feira falar sobre “Medo x Coragem: cuidando da saúde em tempos difíceis”;

Nanda Perim: Psicóloga e autora de 5 livros que abordam o método PsiMama, desenvolvido por ela e que melhora a relação entre pais e filhos;

Otávio Júnior: Escritor, contador de histórias e produtor teatral, conhecido também por abrir a primeira biblioteca em duas favelas do Rio de Janeiro;

André Neves: Conquistou importantes prêmios na sua carreira ao escrever e fazer ilustrações para crianças de todas as idades;

Celso Gutfreind: Escritor e médico que possui 41 livros sobre humanidade e psicanálise;

Júlio Emílio Braz: Um dos autores que mais produz literatura infantil e juvenil contemporânea. Aborda em suas obras questões como miséria das ruas, sexualidade, preconceito racial e violência;

Omar Ghanem: Joinvilense que estará na feira falando sobre carreira, liderança e gestão de pessoas.

Leia também

Mulher encontra duas cobras no banheiro enquanto tomava banho em Jaraguá do Sul

Há vagas: prefeitura de Joinville abre processo para contratar temporários

Joinville abre matrículas para alunos de 1º e 6º ano do ensino fundamental

Colunistas