nsc
    an

    Cultura

    Feira do Livro de Joinville: Estudantes assistem a sessão de "A Barca Colon", da NSC TV

    Programa produzido para marcar o aniversário da cidade recorda colonização da cidade 

    10/06/2019 - 11h22 - Atualizada em: 10/06/2019 - 13h57

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação AN
    foto mostra crianças e adolescentes sentados em poltronas vermelhas, de costas, enquanto no palco, à frente, um homem está sentado com um microfone. no fundo do palco, uma tela mostra a imagem publicitária da feira do livro de joinville
    Crianças e adolescentes assistiram à grande reportagem que conta história da colonização
    (Foto: )

    Estudantes de 8 a 16 anos tiveram a oportunidade de assistir ao programa especial "A Barca Colon" na manhã desta segunda-feira, 10, em formato de cinema. Os alunos da terceira série do Sesc e do Ensino Fundamental da Escola Municipal Orestes Guimarães puderam conhecer a história da colonização de Joinville com o programa que a NSC TV produziu para o aniversário da cidade, em março. A exibição ocorreu no Teatro Juarez Machado como parte da programação da 16ª Feira do Livro, que ocorre no Centreventos Cau Hansen até domingo.

    A sessão contou com a presença do repórter Marcos Antônio Mendes, que produziu as reportagens em Joinville e viajou para a Europa para mostrar o caminho feito pelos imigrantes que chegaram ao Norte de Santa Catarina a partir do século 19 para viver na Colônia Dona Francisca. Após a apresentação do especial, ele bateu um papo com os alunos e tirou as dúvidas das crianças e dos adolescentes.

    Leia também: Como foi a saga dos primeiros imigrantes que vieram da Europa para Joinville com a Barca Colon

    Entre as questões levantadas pelos estudantes, estavam curiosidades como o sabor da cuca feita no país de origem da receita que é tradicional no Sul do Brasil e a situação atual das expedições que trouxeram os imigrantes para as Américas. A professora Lucília Guarise, do Sesc, contou que a sessão de "A Barca Colon" está ajudando a fechar o período em que os alunos da terceira série estudaram a história da colonização, conteúdo trabalhado em sala de aula nos últimos três meses.

    — Fizemos várias atividades com eles para estudar a história de Joinville. Ter essa exibição hoje está fazendo com que possamos fechar este conteúdo com um encerramento especial — contou Lucília.

    Para responder a uma das perguntas dos alunos, Marcos Antônio contou com o apoio da escritora blumenauense Barbara Schmitt, que há dez anos vive na Noruega e foi uma das entrevistas da produção "A Barca Colon".

    Barbara veio a Joinville para palestrar e oferecer oficinas na Feira do Livro. Ela conversou com os estudantes logo depois da exibição do programa no Teatro Juarez Machado e, às 14 horas, oferece uma oficina de construção e ilustração de personagens ao lado do ilustrador Johny Guenther, com quem produziu o livro A Árvore da Magia. Às 16 horas, ela participa de uma sessão de autógrafos no Expocentro Edmundo Doubrawa.

    Confira a página especial de A Barca Colon

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas