Estudantes de 8 a 16 anos tiveram a oportunidade de assistir ao programa especial "A Barca Colon" na manhã desta segunda-feira, 10, em formato de cinema. Os alunos da terceira série do Sesc e do Ensino Fundamental da Escola Municipal Orestes Guimarães puderam conhecer a história da colonização de Joinville com o programa que a NSC TV produziu para o aniversário da cidade, em março. A exibição ocorreu no Teatro Juarez Machado como parte da programação da 16ª Feira do Livro, que ocorre no Centreventos Cau Hansen até domingo.

Continua depois da publicidade

A sessão contou com a presença do repórter Marcos Antônio Mendes, que produziu as reportagens em Joinville e viajou para a Europa para mostrar o caminho feito pelos imigrantes que chegaram ao Norte de Santa Catarina a partir do século 19 para viver na Colônia Dona Francisca. Após a apresentação do especial, ele bateu um papo com os alunos e tirou as dúvidas das crianças e dos adolescentes.

Leia também: Como foi a saga dos primeiros imigrantes que vieram da Europa para Joinville com a Barca Colon

Entre as questões levantadas pelos estudantes, estavam curiosidades como o sabor da cuca feita no país de origem da receita que é tradicional no Sul do Brasil e a situação atual das expedições que trouxeram os imigrantes para as Américas. A professora Lucília Guarise, do Sesc, contou que a sessão de "A Barca Colon" está ajudando a fechar o período em que os alunos da terceira série estudaram a história da colonização, conteúdo trabalhado em sala de aula nos últimos três meses.

— Fizemos várias atividades com eles para estudar a história de Joinville. Ter essa exibição hoje está fazendo com que possamos fechar este conteúdo com um encerramento especial — contou Lucília.

Continua depois da publicidade

Para responder a uma das perguntas dos alunos, Marcos Antônio contou com o apoio da escritora blumenauense Barbara Schmitt, que há dez anos vive na Noruega e foi uma das entrevistas da produção "A Barca Colon".

Barbara veio a Joinville para palestrar e oferecer oficinas na Feira do Livro. Ela conversou com os estudantes logo depois da exibição do programa no Teatro Juarez Machado e, às 14 horas, oferece uma oficina de construção e ilustração de personagens ao lado do ilustrador Johny Guenther, com quem produziu o livro A Árvore da Magia. Às 16 horas, ela participa de uma sessão de autógrafos no Expocentro Edmundo Doubrawa.

Confira a página especial de A Barca Colon