O feriado de Finados, celebrado em 2 de novembro, vai provocar alterações nos horários de alguns serviços em Santa Catarina. Também conhecido com Dia dos Mortos, a data é usada para relembrar os entes queridos que partiram.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Por conta do feriado, alguns serviços terão horários reduzidos e diferentes em Florianópolis. Os ônibus, por exemplo, vão circular com horário de domingo. Dos serviços estaduais, apenas aqueles considerados essenciais estarão disponíveis. As atividades devem retornar ao normal na quinta-feira (3).

Confira como ficam os serviços no dia de Finados em Florianópolis

Saúde

Os serviços de saúde terão atendimento em regime de plantão.

  • O Alô Saúde Floripa atenderá normalmente, 24h, pelo telefone 0800-333-3233
  • As unidades de pronto atendimento (UPAs) também seguirão funcionando 24h por dia
  • A Vigilância Epidemiológica Municipal atenderá em regime de plantão
  • Centros de saúde e policlínicas não irão funcionar
  • Todas as emergências dos hospitais públicos do Estado estarão funcionando normalmente
  • Todas as unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemosc) e estarão fechadas para atendimento externo. As rotinas internas ocorrerão normalmente e o atendimento às solicitações de sangue será realizado conforme rotina de finais de semana e feriados

Continua depois da publicidade

Transporte coletivo

Na quarta-feira (2), o transporte coletivo da Capital seguirá os horários de domingo. Linhas extras serão colocadas em funcionamento conforme a necessidade.

Coleta de Resíduos

Devido ao feriado, não haverá coleta convencional nem seletiva de lixo em Florianópolis, segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Segurança Pública

A Secretaria de Segurança Pública atenderá em regime de plantão, mas terá operação especial em áreas próximas a cemitérios da Capital.

A Guarda Municipal da Capital segue com atendimento à população. As denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

Continua depois da publicidade

As delegacias de Polícia Civil, a Polícia Militar o Corpo de Bombeiros Militar e órgãos como a Polícia Científica funcionarão em esquema de plantão. 

Os boletins de ocorrência podem ser feitos nas delegacias de polícia ou na DP Virtual. A Polícia Militar também disponibiliza o aplicativo PMSC Cidadão, ferramenta que permite denúncias de forma anônima, ações de proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar, dentro do Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher.

Defesa Civil

A Defesa Civil do município e de Santa Catarina funcionará em regime de plantão para atendimento de emergências. O contato deve ser feito pelo telefone 199.

Assistência Social

A Secretaria de Assistência Social atenderá em regime de plantão.

Continua depois da publicidade

Os Cras, Creas e o CREMV estarão fechados.

Os plantões do Resgate Social e do Conselho Tutelar seguirão funcionando normalmente.

Educação

A rede estadual de ensino não terá atividades durante a quarta-feira. As aulas retornam normalmente na quinta.

Cultura

O Centro Integrado de Cultura (CIC) e o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) estarão abertos normalmente, das 10h às 21h. Já o Museu Histórico de Santa Catarina – Palácio Cruz e Sousa ficará aberto das 10 às 14h, sendo a última entrada às 13h.

No Teatro Ademir Rosa (TAR), ocorrerá o Espetáculo Era do rádio – Da MPB ao Rock, a partir das 20h. Os teatros Governador Pedro Ivo e Álvaro de Carvalho (TAC) não têm programação prevista para o feriado.

Estarão fechados o Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), a Biblioteca de Arte & Cultura do CIC, a Biblioteca Pública de Santa Catarina, a Casa da Alfândega – Galeria do Artesanato, o Museu Etnográfico Casa dos Açores (Biguaçu), o Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras, a Casa de Campo do Governador Hercílio Luz e a Casa da Literatura Catarinense Poeta Cruz e Sousa.

Continua depois da publicidade

Alguns espaços culturais administrados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) estarão com horários diferenciados de atendimento. A lista completa você pode conferir no site

Celesc

Todos os serviços essenciais serão mantidos. Não haverá atendimento nas lojas da Celesc. Os canais virtuais de atendimento funcionarão normalmente. 

Caso seja registrada falta de energia elétrica, o consumidor poderá ligar para o número 08000 48 0196 ou enviar SMS para o número 48196 com a mensagem SEM LUZ + número da unidade consumidora (UC) ou CPF do titular da conta. Outra maneira rápida de protocolar ocorrências de queda de energia é pelo aplicativo da Celesc, disponível na App Store e no Google Play.

Para assuntos comerciais, consulte o site da Celesc ou contate o Call Center, pelo 08000 48 0120, que funciona 24h por dia, nos sete dias da semana. O consumidor pode, ainda, a qualquer tempo, obter informações e solicitar serviços na Agência Web do portal.

Continua depois da publicidade

Casan

A Casan manterá equipes de plantão em seus setores operacionais e na Central de Atendimento 24 horas, pelo número 0800 643 0195, chat no site ou Aplicativo CasanSC.

Procon e Sine

O Procon e o Sine de Santa Catarina estarão fechados durante o feriado. Caso você queira fazer denúncia ao Procon, é possível fazer pelo site.

Aresc

A fiscalização nos serviços de transporte coletivo continua normalmente. Para os setores de fiscalização do gás e saneamento, equipes de sobreaviso. Protocolos devem ser enviados para o e-mail protocolo@aresc.sc.gov.br. O atendimento da Aresc será feito por meio do 0800 643 26 11 ou Whatsapp 48 991510276.

Veja celebrações de Finados mais diferentes e estranhas pelo mundo no vídeo:

Leia também

Veja o que abre e fecha no feriado de Finados em Joinville

Continua depois da publicidade

Ambulantes precisam de licença para atuar perto de cemitérios no Finados em Florianópolis

Finados: entenda a história da data celebrada no dia 2 de novembro

Destaques do NSC Total