A 36ª edição da Festa Nacional do Pinhão acontecerá entre os dias 22 de maio e 7 de junho em Lages, na Serra catarinense. No entanto, nesta quarta-feira (11), a prefeitura do município já anunciou algumas atrações que estão previstas para encantar os visitantes e moradores da região nos dias de festa.

Continua depois da publicidade

O anúncio foi feito durante o evento dos 100 dias para o evento, realizado no auditório da CDL Lages, que marca o início da divulgação oficial da programação. Segundo a prefeita da cidade, Carmen Zanotto (Republicanos), a divulgação dos shows foi antecipada para a população se organizar.

— Optamos por trazer essas atrações desde agora para que a população conheça a proposta e já possa se programar para viver tudo que a festa tem para oferecer — afirma.

A 36ª Festa Nacional do Pinhão acontece em diferentes espaços e deve acontecer entre os dias 22 de maio e 7 de junho.

Abertura e programação oficial

A abertura oficial do evento acontece no dia 22 de maio, no Recanto do Pinhão Aracy Paim, com show de Renato Borghetti e participação especial da Fábrica de Gaiteiros. No dia 23, é a vez de Baitaca subir ao palco.

Continua depois da publicidade

A programação no Parque de Exposições Conta Dinheiro começa no dia 29 de maio, com a estreia da Arena Pinhão. Neste dia, o palco recebe Corpo e Alma e Brilha Som, com entrada gratuita. Já no dia 30 de maio, a Arena recebe apresentações de Lauana Prado, Alexandre Pires e Alok.

As tradicionais Sapecada da Serra Catarinense e a Sapecada da Canção Nativa também já têm datas definidas dentro da programação. As inscrições devem ocorrer entre os dias 1º a 30 de março, enquanto a etapa de triagem está marcada para os dias 2, 3 e 4 de abril.

As Sapecadas ocorrem de 29 a 31 de maio, no segundo fim de semana de festa, no espaço do Recanto do Pinhão, no Centro de Lages.

Para a superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Carla Zonatto, o período de inscrições e do processo de seleção das canções são importantes.

Continua depois da publicidade

— As Sapecadas são momentos aguardados. Já temos o calendário definido para que compositores e intérpretes possam se organizar e participar dessa edição — explica.

Veja como foi a Festa do Pinhão de 2025

Inscrições Concurso da Realeza

O município abriu em janeiro as inscrições para o concurso que irá eleger a rainha e as princesas da 36ª edição da Festa Nacional do Pinhão. O edital traz novas regras para a escolha da rainha e das princesas do evento, além das etapas e critérios para definição.

A realeza será responsável por representar um dos maiores e mais tradicionais eventos do Sul do país. As inscrições seguem abertas até o dia 20 de fevereiro e devem ser feitas presencialmente na Fundação Cultural de Lages (FCL), das 8h às 11h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Ao se inscrever, é necessário apresentar toda a documentação exigida no edital, disponível no site da prefeitura de Lages.

Continua depois da publicidade

Uma das principais novidades do concurso deste ano é a alteração na idade mínima das candidatas. Em 2026, podem participar mulheres com idade entre 20 e 29 anos completos até a data do concurso. Na edição de 2025, o limite mínimo era de 18 anos.

Além disso, o regulamento também exige que as candidatas sejam naturais do município ou residam em Lages há pelo menos três anos. Após as inscrições, as candidatas participam de encontros, ensaios e treinamentos e 12 finalistas devem ser selecionadas para a grande decisão.

Durante o concurso, o corpo de jurados avaliará quesitos como postura, desenvoltura na passarela, beleza, simpatia, capacidade de comunicação e conhecimento sobre a Festa Nacional do Pinhão e de Lages. O resultado do concurso que escolherá a realeza ocorre no dia 4 de março, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini.