A escolha da realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão foi marcada por emoção, superação e tradição. Na noite desta quinta-feira (27), no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, o público acompanhou de perto a coroação do trio que vai representar Lages em um dos maiores eventos culturais de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O título de rainha ficou com Amanda Bianchini Moraes, que, após anos de persistência e um episódio de saúde que quase a tirou desse sonho, finalmente conquistou a coroa. Ao lado dela, Alice Cunha Ramos foi eleita 2ª princesa, e Lariane Rodrigues assumiu o posto de 1ª princesa.

A edição deste ano trouxe um toque nostálgico, resgatando a história do concurso. As 12 candidatas desfilaram com vestidos icônicos de edições passadas, homenageando a tradição da realeza lageana.

Uma história de superação

A trajetória de Amanda Bianchini Moraes, de 26 anos, é um exemplo de persistência. Apaixonada pela cultura tradicionalista, Amanda já havia tentado o título de rainha em 2018 e novamente em 2022.

Continua depois da publicidade

No entanto, antes do concurso de 2022, ela sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que a afastou da disputa. Recuperada, voltou aos palcos determinada e, desta vez, viu seu nome ser anunciado como a grande vencedora.

— Eu ainda estou extasiada com o resultado. É uma honra, com certeza, estar aqui. Eu darei o meu melhor para representar Lages, nossa população e a nossa festa — disse.

Em seu primeiro discurso como rainha, Amanda ressaltou a importância da essência:

— Seja você. A tua essência diz por você. E o que é teu, ninguém tira. Se tiver que ser, vai ser.

Amanda usou o vestido da 30ª Festa Nacional do Pinhão, originalmente usado pela rainha Andressa Bordignon em 2018. A peça, assinada pelas estilistas Berenice Omizzolo e Ana Lopes, pertence ao La Única Ateliê.

Veja fotos da coroação

Continua depois da publicidade

Princesas cheias de carisma

Alice Cunha Ramos, de 18 anos, foi coroada como 2ª princesa da festa. A jovem apaixonada por dança, música e literatura, celebrou a conquista com gratidão.

— É uma sensação incrível. A gente passou duas semanas intensas de preparação, criamos uma amizade linda. Qualquer uma poderia estar aqui e todas estaríamos felizes. Estar no trio é um sonho realizado — disse Alice.

Ela desfilou com o vestido usado por Maisa Caroline Pereira, rainha da 31ª Festa do Pinhão, em 2019. O traje foi confeccionado pelas estilistas Ana Lopes e Berenice Omizzolo.

Já a 1ª princesa, Lariane Rodrigues, de 19 anos, destacou a emoção da conquista. Amante da musculação, fotografia e viagens, ela descreveu o concurso como um dos momentos mais especiais de sua vida.

Continua depois da publicidade

— Foram duas semanas incríveis, criamos laços e vivemos momentos inesquecíveis. Olhei para minha família e enchi os olhos de lágrimas. Parece um sonho — disse Lariane, emocionada.

Lariane desfilou com o vestido usado por Vanessa Camargo, rainha da 28ª edição da Festa do Pinhão, em 2016. A peça foi assinada pela estilista Ana Paula, do Atelier Sandro Pires.

Leia mais

Festa do Pinhão 2025: Lages anuncia novidades para a 35ª edição

Tudo sobre a Festa do Pinhão em Lages