Depois de apostar em novidades gastronômicas e musicais em 2024, a Festitália foi surpreendida por um número que a organização do evento não via desde o retorno das comemorações, em 2022. Naquele ano, se vivia um cenário pós-pandemia e 30 mil visitantes prestigiaram a festa. Já em 2023, houve aumento de 20% no público, quando 36 mil pessoas passaram pelo Parque Vila Germânica. Desta vez, porém, um recorde foi registrado: cerca de 40 mil visitantes celebraram as tradições italianas em Blumenau. Com o resultado promissor, a próxima edição já foi confirmada.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Ao todo, foram 10 dias de programação, com início em 13 de junho e encerramento neste domingo (23). Para 2024, uma das propostas da organização foi a ampliação da oferta gastronômica: foram mais de 100 pratos disponíveis no cardápio, dos clássicos aos mais inovadores, com um valor que variou de R$ 18,00 a R$ 78,00. Já nas bebidas, além dos 17 estilos de cervejas artesanais, outras opções de vinhos também foram incluídas nesta edição, com mais de 60 tipos de rótulos diferentes para o público.

Veja fotos de algumas opções gastronômicas

Continua depois da publicidade

Aqueles que se interessam pelas atrações culturais, também não ficaram desapontados com a variedade de apresentações durante o evento. Foram mais de 45, no total. Para este ano, também estava programado o retorno de grandes shows, com orquestras que homenageiam a música italiana, com atrações especiais: Amazing Tenors, Orquestra de Guabiruba e Felice Itália e os Três Tenores Brasileiros. Os 10 dias contaram ainda com a presença de bandas inéditas na festa, formadas por grupos já consolidados em outros eventos e que investiram em um repertório com sucessos italianos.

Outro destaque de 2024 no âmbito cultural foi a ampliação do desfile, com 25 grupos e alegorias na Rua Humberto de Campos no sábado (15). Além de delegações de Blumenau e mais 10 cidades, desfilaram também o Dampfschiff — barco que participa da Oktoberfest representando a chegada dos imigrantes — e a Polentopeia, alegoria que homenageia um dos pratos mais consumidos dos eventos de imigração italiana há quase 30 anos em Ascurra.

Felice Itália foi uma das orquestras que se apresentou no palco do evento (Foto: Daniel Zimmermann, Divulgação)

O resultado de 2024 foi avaliado como positivo pela organização, já que houve crescimento em relação às edições anteriores da Festitália mesmo com o encurtamento da programação, que teve um dia a menos comparado à 2023. A festa também já está confirmada para 2025 e promete, mais uma vez, a ampliação dos grandes shows e evoluções no desfile. A edição ainda será marcada pelos 30 anos da Festitália e vai celebrar os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Por isso, novas atrações estão sendo estudadas para 2025, segundo a equipe responsável pelo evento.

Datas, no entanto, não foram divulgadas.

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Ingressos da Oktoberfest Blumenau 2024: preços e como comprar on-line

Liminar impede que Ablutec use as marcas do Concurso e Festival da Cerveja

Destaques do NSC Total