nsc
    an

    Artes

    Festival de Dança de Joinville: Projeto Work in Progress criará dois espetáculos em dez dias

    Resultado será apresentado durante o evento, no Teatro Juarez Machado, com ingressos gratuitos

    08/07/2019 - 18h55

    Compartilhe

    Cláudia
    Por Cláudia Morriesen
    (Foto: )

    Desde a manhã desta segunda-feira, 8 de julho, 40 bailarinos estão passando por uma grande imersão em suas áreas para criarem espetáculos que serão apresentados na programação do Festival de Dança de Joinville. A maioria deles não se conhece, sequer vive no mesmo Estado, e só fez o primeiro contato nesta manhã, quando se reuniram nas salas do Saltare Centro de Dança para dar início ao Work in Progress. O projeto faz parte das atividades do Festival de Dança de Joinville desde o ano passado, e garante mais um passo na contribuição à formação dos bailarinos brasileiros.

    Em uma das salas, está o coreógrafo americano Steven Harper. Radicado no Rio de Janeiro desde 1991, Steven tornou-se uma referência do sapateado no Brasil. Ele foi o responsável por selecionar 20 dos 50 bailarinos que candidataram-se a uma vaga no grupo de sapateado do Work in Progress.

    — Duas coisas me nortearam na escolha: qualidade técnica já firmada e disponibilidade corporal. Há bailarinos que só se concentram na virtuosidade mas o sapateado é muito mais do que ter o foco no pé. Eu gosto de pessoas que sabem se mexer — comentou ele.

    Na sala que reúne o grupo de danças urbanas, é o coreógrafo Ugo Alexandre, considerado um dos pioneiros nas danças urbanas no Brasil, quem coordena os bailarinos selecionados. Dos 45 candidatos, selecionou os 20 para preencherem as vagas disponíveis apurando o olhar sobre os diferentes potenciais e experiências dos interessados.

    — Eu buscava ecletismo porque as danças urbanas tem muitas linhas e linguagens diferentes. Mas também escolhi bailarinos criadores, que estejam habilitados a participar do processo criativo — analisou.

    Entre o dia 8 e o dia 18 de julho, estes dois grupos precisam criar espetáculos em seus respectivos gêneros que serão apresentados em formato de ensaio aberto no Teatro Juarez Machado nos dias 18 e 19 de julho. Para isso, passarão estes 10 dias que os separam da “estreia” totalmente focados no desenvolvimento das coreografias, aprendendo e trocando experiências enquanto criam. São seis horas por dia, todos os dias, em que precisarão encontrar o equilíbrio, compreender o papel de cada um dentro do elenco, começar e finalizar uma produção.

    — Quis escolher bailarinos de lugares bem diferentes para haver essa pluralidade. Um vem do Ceará, outro de Minas Gerais, outro do Sul — explica Harper.

    Os participantes selecionados para o Work in Progress recebem alimentação e alojamento gratuitos para que possam dedicar 10 dias à este programa intensivo de estudos. As apresentações deles serão gratuitas, com distribuição de ingressos na bilheteria do Centreventos Cau Hansen uma hora antes do início dos espetáculos.

    A programação do 37º Festival de Dança de Joinville começa em 16 de julho, com o início dos cursos e das apresentações nos Palcos Abertos e a abertura da Feira da Sapatilha. Na quarta-feira, 17, ocorre o espetáculo da Noite de Abertura com O Musical dos Musicais, produzido especialmente pela coreógrafa Fernanda Chamma para o evento.

    Agende-se:

    18 de julho, às 17 horas: Espetáculo de sapateado com direção de Steven Harper

    19 de julho, às 17 horas: Espetáculo de danças urbanas com direção de Ugo Alexandre

    Local: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centreventos Cau Hansen (avenida José Vieira, 315)

    Ingressos: gratuitos, com distribuição uma hora antes do espetáculo.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Entretenimento

    Colunistas