publicidade

Cotidiano
Navegue por

Tecnologia

Festival realizado pelo Impact Hub debate a inovação social em Florianópolis

Realizado no dia 14 de abril o evento teve como convidados Jout Jout e Raull Santiago 

16/04/2019 - 14h39 - Atualizada em: 16/04/2019 - 14h40

Compartilhe

Por Tech SC
(Foto: )

O Festival Global de Inovação Social, do Impact Hub, ocorreu em Florianópolis (SC) no dia 14 de abril e discutiu diversos temas relacionados a empreendedorismo de impacto. O evento, apoiado pelo Sebrae, contou com mais de 35 palestrantes quase 1000 pessoas presentes, de 37 países. A agenda foi dividida em nove palcos — inovação, liderança, meio-ambiente, impacto, reflexão, empoderamento, colaboração, conexão, e ainda um palco “fora da caixa” para as atividades disruptivas. Com nomes nacionais e internacionais, workshops, rodas de conversa e painéis sobre diversos temas inseridos no contexto de inovação social, o festival procurou promover um momento de troca de experiência entre a comunidade global e a local do Impact Hub.

Na abertura, todos os participantes se levantaram e criaram uma floresta com suas vozes e corpos, dando o tom de conexão humana e corresponsabilidade para todo o evento. Gabriela Gandel, diretora-executiva da rede global Impact Hub, ressaltou que o impacto não acontece isolado, precisa de ação coletiva — o que foi evidenciado nas camisetas utilizadas pelos organizadores do Festival, com a frase “nós maior que eu”.

Quem tem medo da polarização?

A youtuber Julia Tolezano, do canal Jout Jout Prazer, foi a primeira palestrante e lotou o lounge do Centro de Inovação ACATE Primavera com uma apresentação sobre a polarização de posições políticas no mundo. Jout Jout também chamou atenção para os privilégios desfrutados por parte da população. "Alguns têm o privilégio de conseguir se distrair e não prestar atenção na política, porque não vai mudar muito a sua vida”, ironiza Julia.

Para aprofundar o assunto, Jout Jout convidou ao palco Luana Génot, diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), Talita Matos, gerente de comunidade do Impact Hub Floripa e Vitorí Barreiros, membro do projeto Expressionismo Preto, para refletir sobre igualdade racial e transformação digital.

Favela é potência, é invocação, é tecnologia

Outro dos principais palestrantes do evento foi o empreendedor social, favelamaker, ativista e cofundador dos coletivos Papo Reto e Movimento, Raull Santiago. Raull criticou o fato de que as políticas públicas direcionadas às favelas sejam pensadas pelas secretarias de segurança. "Já imaginou se ao invés de ter uma invasão de 5000 policiais tivéssemos uma invasão de 5000 professores ou 5000 artistas?". Para o ativista, o futuro deve ser construído a partir da favela, ouvindo e compreendendo o que acontece nesses espaços. “É preciso parar de pensar na favela com o estereótipo de lugar que precisa de ajuda e começar a escutar e construir junto dos moradores dessas comunidades", finaliza.

Histórias de impacto ao redor do mundo

O poder da rede global foi sentido no painel em inglês "Impact stories", em que fundadores do Impact Hub em lugares tão diversos como Manila (FIlipinas), Bamako (Mali), Caracas (Venezuela) e Genebra (Suíça) contaram exemplos do que está acontecendo nos seus países. Claudia, da Venezuela, destacou a importância da comunidade de ajuda entre empreendedores. "É fundamental estarmos juntos para desenvolver os negócios, mesmo com problemas extras como falta de energia e falta de remédios. Se estivéssemos sozinhos, já tínhamos perdido a esperança”.

Com o gancho de fazer junto, Alexandra, da Suíça contou sobre a criação do programa Accelerate 2030 em conjunto com a ONU para ajudar negócios de impacto social a ganhar escala. "Os desafios dos nossos tempos são globais. Hoje dezenas de empreendedores de 15 países estão recebendo apoio para escalar seu impacto socioambiental para o mundo, a partir dos Impact Hubs mais próximos”.

Além das palestras, o Festival trouxe feiras com produtos sustentáveis ou com fundos destinados a projetos sociais, espaço para pitches de novos empreendedores, mentorias do Sebrae e da Ailos, e uma série de atrações culturais locais.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação