Mais rápida, estável e segura. A fibra óptica se consolida como a principal tecnologia de acesso à internet no país, por proporcionar alta velocidade e performance com sua robusta capacidade de transmissão de dados a longas distâncias — tudo isso com menos interferências. 

Continua depois da publicidade

As conexões à internet por meio da fibra óptica já correspondem a cerca de 79% de todas as conexões de banda larga fixa no Brasil, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), vinculada ao Ministério das Comunicações, referentes a dezembro e divulgados no final de janeiro. Em Santa Catarina, o percentual é ainda mais elevado, segundo painel de acesso da Anatel, com 84,6%. Na sequência, no estado, aparecem tecnologias como o cabo coaxial (10,5%) e rádio (3,8%).

Internet mais rápida e com menos interferências

A fibra óptica é a tecnologia mais avançada no mercado de rede fixa, pois permite o tráfego de dados com altíssima velocidade, praticamente na velocidade da luz, cerca de um milhão de vezes maior que o cabo metálico ou coaxial. Esses dados são transmitidos por meio de cabos finos, compostos por filamentos de vidro e revestidos de plástico. 

Além disso, a instalação de cabos de fibra óptica é facilitada em relação aos de cobre, pois os diâmetros são menores, e as estruturas mais flexíveis. O custo também é menor, reduzindo custos de manutenção devido à sua estabilidade. 

Os cabos costumam sofrer menos com interferências eletromagnéticas externas, o que evita oscilações. Assim, a qualidade do sinal é preservada, mesmo que o sinal seja transmitido a longas distâncias.

Continua depois da publicidade

Comparando com a internet via rádio, por exemplo, que transmite os sinais sem nenhum tipo de fio, mas por ondas de rádio em torres para antenas de residências ou empresas, algumas diferenças são evidentes, como a robustez dos planos  com velocidades maiores e o volume mais robusto de dados. 

Acessos à banda larga avançam no país

O Brasil entra na era da Internet, com aumento crescente do consumo. Seja para o trabalho remoto, uso de serviços em nuvem, inteligência artificial, comunicação com familiares e amigos, assistir vídeos no computador e celular, acessar plataformas de streamings e jogos online, a busca por maior capacidade aumenta e traz novas tendências para o mercado em 2026. De acordo com a Anatel, foram registrados 53,9 milhões de acessos à banda larga fixa em dezembro de 2025, uma elevação anual de 2,7%.

A Fibra Óptica é a mais recomendada para atender a essa demanda por conexões de alta performance, sendo o futuro da internet residencial e empresarial, pois tem o potencial de transformar o dia a dia. Como possui velocidade superior, permite que várias pessoas na mesma casa ou apartamento possam acessar serviços de streaming em locais distintos ao mesmo tempo, como sala, quarto, biblioteca, entre outros, ou participar de videoconferências e jogos online. A lentidão com acesso simultâneo ou queda por sobrecarga passa a virar uma lembrança do passado.

Uma conexão mais confiável e sem interferências externas é também ideal para reuniões de trabalho que não podem ser interrompidas, como conversas de prospecção com clientes, alinhamento estratégico de assuntos prioritários com o time, compartilhamento de arquivos pesados como vídeos ou pdfs extensos. Tanto o trabalho remoto quanto o realizado dentro de unidades corporativas podem ser beneficiados.

Continua depois da publicidade

Acesso a fibra óptica com confiança

Se antes era novidade restrita a grandes centros, agora a tecnologia de fibra óptica para acesso à internet é padrão em diversas regiões do país, difundida por meio de programas do governo e por investimentos privados. A democratização da tecnologia de ponta para conexão à internet é possível com aumento da oferta dos serviços de forma descentralizada, o que reforça a importância da atuação das prestadoras de serviços regionais.  

Para que a conexão seja realmente de qualidade, as companhias precisam ter estrutura adequada, um sistema confiável e uma rede de atendimento focada na resolução de problemas. 

Provedores locais estão atentos às necessidades dos consumidores de sua região e oferecem planos e serviços alinhados com a demanda. Moradores da capital catarinense podem ter acesso a planos de conexão por fibra óptica de qualidade, com atendimento ágil, humanizado e local, com suporte 24 horas por dia.

Com cerca de 11 mil clientes, a empresa Zen Telecom atende bairros como Barra da Lagoa, Praia Mole, Joaquina, Rio Tavares, Campeche, Morro das Pedras, Armação, Pântano do Sul, Açores, Alto Ribeirão e Carianos.

Continua depois da publicidade

São oferecidos ainda serviços como planos de internet residenciais e empresariais, link dedicado, aplicativos para toda a família (streming, cultura e entretenimento), planos de televisão, telefonia fixa (VOIP) e telefonia móvel.

Conheça as soluções oferecidas pela ZEN