Por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), o Ministério da Educação (MEC) anunciou mais de 58 mil vagas remanescentes para 10.319 cursos de graduação, nesta quinta-feira (23). As vagas são destinadas a 690 instituições privadas de ensino superior.

Continua depois da publicidade

As inscrições podem ser feitas até 23h59 do dia 30 de outubro. O financiamento cobre as mensalidades a partir deste segundo semestre de 2025, ou seja, é destinado aos estudantes que tenham condições de atingir a frequência mínima exigida — 70%.

Apenas neste ano, o MEC ofertou mais de 112 mil vagas nos processos seletivos regulares do Fies, com ingresso previsto no primeiro e segundo semestre de 2025. As vagas não preenchidas em uma edição são ofertadas, novamente, na edição seguinte.

Como a nota do Enem é calculada?

Como se inscrever no Fies?

Interessados devem se inscrever na página do Fies, disponível pelo portal Acesso Único, até as 23h59 do dia 30 de outubro (horário de Brasília).

Quem pode se inscrever no Fies?

Pode se inscrever no Fies o estudante que atenda às seguintes condições:

Continua depois da publicidade

  • tenha participado do Enem, a partir da edição de 2010;
  • tenha obtido nota superior a 450 pontos na média aritmética das cinco provas;
  • tenha obtido nota diferente de zero na prova de redação;
  • possua renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos.

É vedada a participação de quem fez o Enem apenas na condição de treineiro.

Quando sai o resultado do Fies?

De acordo com o edital do Fies, o resultado com a ordem de classificação e da pré-seleção será divulgado no dia 4 de novembro — formado por uma chamada única e uma lista de espera. Quem for selecionado deverá comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino superior nos dias 5 e 6 de novembro.

Como funcionam as vagas do Fies?

Segundo o edital do Fies, 50% das vagas remanescentes serão reservadas para candidatos com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, inscritos no CadÚnico. Os pré-selecionados pelo Fies Social poderão solicitar a contratação de financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições.

Já os candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, serão reservadas as vagas em percentual de acordo com a proporção da população no estado da instituição de ensino. A reserva de vagas para candidatos com perfil de cotistas será aplicada para o Fies e para as vagas destinadas ao Fies Social.

Continua depois da publicidade

No caso das vagas destinadas às pessoas com deficiência, independentemente de terem se inscrito para as vagas do Fies Social ou para as demais vagas do Fies, os candidatos deverão comprovar a sua situação por meio de laudo médico.

O que é o Fies?

Instituído em julho de 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal, que concede financiamento a estudantes para cursos de graduação em instituições de educação superior privadas que aderirem ao programa e possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco