A emissora britânica Sky News teve acesso a uma carta da Fifa endereçada a todas as seleções que vão à Copa do Mundo, no Catar. O assunto? Pedir concentração na competição e não levar o futebol “para todas as batalhas ideológicas ou políticas que existem”. As informações são do ge.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A carta foi assinada pelo presidente da Fifa, Gianni Infantino, e pela secretária-geral Fatma Samoura. A ideia é amenizar as críticas ao Catar, país conhecido pela cultura conservadora. 

Onde fica o Catar? País é sede da Copa do Mundo

Por favor, vamos focar no futebol! Sabemos que o futebol não vive no vácuo e estamos igualmente cientes de que existem muitos desafios e dificuldades de natureza política em todo o mundo. Mas, por favor, não permita que o futebol seja arrastado para todas as batalhas ideológicas ou políticas que existem Diz um trecho da carta.

A Inglaterra e outras sete seleções europeias fizeram um pedido à Fifa, para que usem braçadeiras nas cores de arco-íris e a escrita “One Love”, “Único amor”, em português, na Copa do Mundo. Esse pedido seria uma forma de manifestar as preocupações sobre as leis anti-LGBTQIA+ do Catar. 

Continua depois da publicidade

Confira os grupos da Copa do Mundo 2022

A carta não aborda esse pedido mas diz:

Na Fifa, tentamos respeitar todas as opiniões e crenças, sem pretender dar lições de moral ao resto do mundo. Uma das grandes forças do mundo é a sua diversidade e se a inclusão tem algum significado, isso passa por ter respeito por essa diversidade. Nenhum povo, cultura ou nação é melhor do que outra Diz outro trecho.

A carta ainda acrescenta que o “respeito mútuo” e a “não discriminação” já fazem parte dos valores do futebol.

Veja a tabela de jogos da Copa do Mundo

Por favor, lembrem-se disso e permitam que o futebol esteja no centro do palco

O presidente da Fifa assegura que, apesar das preocupações, todas as pessoas, independentemente da sua origem, cor, religião, nacionalidade ou orientação sexual “serão bem-vindas ao Catar”.

Leia também

Qual é o grupo do Brasil na Copa do Mundo 2022

Veja o horário dos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022

Onde e quando foram disputadas as Copas do Mundo

Destaques do NSC Total