Mel Folhas estreia nesta segunda-feira (20), pelo Brasília, na Superliga Feminina 2025/26. A ponteira é filha da bicampeã Olímpica Paula Pequeno (Pequim 2008 e Londres 2012), e, aos 19 anos, dará os primeiros passos como atleta profissional.
Continua depois da publicidade
Veja também: Times da Superliga Feminina 2025/26
Além dos títulos olímpicos, a mãe de Mel também é multicampeã da Superliga Feminina, como também o maior nome da história do Brasília. Antes de desembarcar no mesmo clube que Paula Pequeno, a jovem atuou nas categorias de base de grandes clubes do vôlei brasileiro, como Flamengo e, mais recentemente, Fluminense.
Superliga de vôlei 2025/26: Quem são os medalhistas olímpicos que disputam o torneio
Conheça a filha da bicampeã olímpica Paula Pequeno
Segundo informações do ge, Mel Pequeno Folhas tomou a decisão de ir para o clube da cidade natal, Brasília, com o apoio da mãe. A ponteira se descreve como “extremamente competitiva” e espera deixar uma marca positiva logo na temporada de estreia pela equipe.
— Não vou dizer que pisar numa quadra de Superliga não dá um frio diferente na barriga, porque dá. Mas é uma sensação muito gratificante também. Minha mãe me apoiou muito, ela me viu primeiro como atleta — contou.
Continua depois da publicidade
Paula Pequeno explicou que não influenciou diretamente para que a filha seguisse seus caminhos, porém sempre a incentivou. Segundo ela, Mel sempre foi aplicada desde os primeiros treinos e a escolha pelo esporte fortaleceu os laços entre mãe e filha.
— Ela sempre foi muito dedicada, então eu vi que ela estava absorvendo tudo o que o vôlei pode oferecer. Eu sempre incentivei muito, mas vivi isso na pele, então sei que tem um lado muito duro, mas a gente cria os filhos para isso mesmo. Se não for pelo esporte, vai ser a própria vida, que vai exigir esforço, dedicação e sacrifício — afirmou a bicampeã Olímpica.
A jovem atleta concorda e complementa a fala da mãe, já que apesar dos incentivos possui um estilo único. Ela se define como intensa e exigente, sempre em busca de seu melhor em quadra.
— A minha criação me moldou um pouco do que eu sou hoje, mas acho que a gente nasce da forma que a gente é. Minhas características como atleta são essas, de querer muito, de ir atrás, de gostar. Acho que tem muito dela (Paula Pequeno), sim, porque ela era assim também, mas acho que é uma coisa minha — explicou.
Continua depois da publicidade
Estreia de Mel na Superliga Feminina 2025/26
O Brasília joga sua primeira partida no torneio nesta segunda-feira (20), às 20h, como visitante sobre o Praia Clube, em Uberlândia. Já o primeiro confronto na casa da equipe brasiliense será no dia 30 de outubro, contra o Osasco, às 21h, no Ginásio do Sesi de Taguatinga.
Superliga Feminina 2025/26: Calendário, equipes e onde assistir
Antes do clube de Mel jogar, se enfrentarão em quadra pela Superliga Feminina 2025/26: Fluminense e Maringá, às 18h30min, no Rio de Janeiro (RJ), além de Flamengo e Barueri, em mesmo horário e cidade.
Sobre a Superliga de vôlei
A Superliga é um dos eventos mais importantes da competição nacional do vôlei e conta com as modalidades feminina e masculina. O torneio é organizado anualmente pela CBV e o campeão ganha acesso ao Campeonato Sul-Americano de Clubes.
Os jogos são compostos pela elite brasileira do vôlei, formada pelas 12 melhores equipes locais. Disputado no formato de pontos corridos, com turno e returno e fases eliminatórias.
Continua depois da publicidade
A primeira metade das classificatórias segue até 22 de dezembro, com 11 rodadas. Em seguida, começa o mata-mata, que conta com quartas, semis e finais no sistema melhor de três. A final da competição será disputada em 3 de maio de 2026.
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
A competição foi fundada em 1976 e, desde a temporada 2013/14, o nome da divisão principal do Campeonato Brasileiro de Vôlei passou a se chamar Superliga Série A, pois foi criada uma Série B. Atualmente, os dois últimos colocados são rebaixados à Série B na temporada seguinte, abrindo lugar as duas melhores equipes da série abaixo, que sobem.
Onde assistir
O campeonato desta temporada irá durar cerca de sete meses e terá transmissão pelo SporTV, no GE TV e no streaming da VBTV. Além de uma cobertura completa pelo tempo real do ge. (verificar disponibilidade com seu serviço de streaming e/ou sua operadora de TV por assinatura).
O Sada Cruzeiro é o atual campeão da Superliga masculina 2024/2025, enquanto pela feminina o vencedor foi o Osasco.
Continua depois da publicidade
Leia também
Rosamaria revela motivo de seguir jogando em time do exterior
Filha de ex-campeão do UFC integra elenco de time da Superliga 2025/26
*Eliza Bez Batti é estagiária sob a supervisão de Marcos Jordão











