O que era para ser apenas um episódio de prejuízo financeiro virou uma oportunidade para a filha de uma costureira em Blumenau. Depois de ver a mãe levar um calote, Andreyna Santos e Silva decidiu criar um site que conecta costureiras autônomas, confecções e indústrias. A ideia deu tão certo que hoje o negócio é uma startup, a Coostura, uma das participantes do Febratex Summit. O evento voltado ao setor têxtil começou nesta terça-feira (19) no Parque Vila Germânica e segue até quinta (21).

Continua depois da publicidade

Andreyna conta que em 2023 a mãe, que era costureira faccionista, produziu um pedido de R$ 2 mil, entregou as peças e nunca viu a cor do dinheiro. Entrou em contato com os números de telefone deixados pela contratante e nada. Ao entender que havia sido vítima de um golpe, veio a frustração. Foi então que a jovem pensou: “E se existisse uma plataforma para facções se conectarem e contratar empresas confiáveis?”. Era o começo da Coostura.

A ideia foi apresentada semanas depois no Prêmio de Inovação da Universidade Regional de Blumenau (Furb), em 2023, levou o primeiro lugar e decolou. A proposta venceu também uma das categorias do Prêmio Gustav Salinger 2024 e se tornou oficialmente um negócio para a empreendedora há pouco mais de um ano. Formada em Moda e mestre em Administração, Andreyna destaca que o cadastro das costureiras é gratuito, justamente para ajudar essas mulheres, que normalmente atuam de forma autônoma.

— Nossa missão é ser a ponte que une esses dois universos, oferecendo segurança, rastreabilidade e profissionalismo — afirma.

Conforme dados do Febratex, a Coostura é tida como a maior plataforma de costureiras do Brasil. São 200 profissionais cadastradas de sete Estados do Brasil e 80 clientes. Por meio de uma plataforma digital estruturada e segura, a Coostura organiza o mercado informal ao transformar negociações feitas em redes sociais e grupos de mensagens em contratos sólidos, com filtros, perfis avaliados e comunicação direta entre as partes.

Continua depois da publicidade

Nesta semana, durante o Febratex Summit, a empresa apresenta uma nova versão do sistema, que traz chat interno, perfis atualizados, área para avaliação dos contratantes e uma interface mais intuitiva. Além disso, lançará uma vertente educacional com cursos gratuitos voltados para capacitação técnica, empreendedorismo, inclusão digital e bem-estar, reforçando a autonomia e a empregabilidade dessas profissionais.

Encontro

O Febratex Summit é referência em inovação para o setor têxtil. A feira reúne expositores e promove espaços de diálogo voltados a soluções capazes de transformar o mercado, integrando moda, tecnologia e responsabilidade social. Nesta edição, startups como a Coostura ganham destaque ao mostrar que a digitalização e novas formas de conexão têm potencial para impulsionar toda a cadeia produtiva.

As inscrições para visitantes estão abertas no site oficial do Febratex Summit 2025.

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Leia mais

Paola Carosella revela detalhes sobre relação com Fogaça e impressiona web: “duas pessoas tão lindas”

Continua depois da publicidade